Passeio de 1 dia em Inhotim

O Instituto Inhotim é uma ótima pedida para quem está em BH e quer fazer um passeio diferente. Mas a região de Brumadinho tem muito mais a oferecer.

1
359
O Instituto Inhotim fica a 60 km de Belo Horizonte
Bem-vindo a Inhotim!

O segundo semestre de novembro foi dedicado a conhecer os encantos de Belo Horizonte e seus arredores. Claro que Inhotim não podia ficar de fora dessa. O Circuito Veredas do Paraopeba foi nosso grande parceiro e nos deus muitas dicas bacanas para aproveitarmos ainda mais nosso tour.

Instituto Inhotim fica em Brumadinho, cerca de 60 km de Belo Horizonte. Lá encontra-se um grande acervo de arte contemporânea e é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Nós não somos as mais entendedoras de arte mas isso não foi problema para curtir e se deliciar com a beleza e as exposições do local. Portanto, mesmo que você não seja um grande apreciador da arte contemporânea tenho certeza que vai curtir o Instituto tanto quanto!

Abaixo, vou destacar algumas obras que nos chamaram atenção:

Experiência sonora e relaxante no Pavilhão Sonoro
Experiência sonora e relaxante no Pavilhão Sonoro

Uma das que mais gostei foi o Sonic Pavilion, de Doug Aitken. Trata-se de um pavilhão de vidro e aço com um poço de mais de 200 m de profundidade. Esse poço é equipado com microfones e amplificadores sonoros capazes de reproduzir o som produzido pela terra em tempo real! Entrei no local,deitei no chão e enquanto ouvia a terra “conversar” aproveitei para relaxar e esvaziar a mente. Foi uma simples e grande experiência sonora que recomendo aos visitantes de Inhotim.

Outra obra que, apesar de tradicional e bem conhecida dos visitantes, mas que me identifiquei foi Troca-Troca, de Jarbas Lopes. Os famosos fuscas coloridos além de fotogênicos, possuem um significado prá lá de interessante, especialmente para os que amam viajar, como eu. Segundo o site oficial de Inhotim, “As viagens, o compartilhamento de experiências, o movimento estão em constante evidência no trabalho de Jarbas Lopes. Troca-troca (2002) é uma obra composta por três fuscas coloridos, com latarias permutadas entre si. Com eles, Jarbas Lopes realizou uma primeira viagem, do Rio de Janeiro a Curitiba, junto com oito amigos, até ao Museu de Arte Contemporânea do Paraná”. É ou não para se identificar??

inhotim-3

À esquerda, temos a obra de arte chamada De Lama Lâmina que surgiu de uma parceria durante o carnaval de Salvador, em 2004. O domo é feito de aço e vidro. Um trator e uma escultura decoram seu interior. O artista Matthew Barney encontrou na cultura afro-brasileira para expor seu interesse pela natureza e tecnologia.  Já a direita, mostramos o quarto vermelho da Galeria de Cildo Meireles. Pensem em um lugar onde tudo, mas tudo mesmo é vermelho? Pois é… assim o artista mostrou a diversidade de material e objetos em uma belíssima arte contemporânea. Além dessa, a galeria conta com outras exposições que estavam em manutenção no dia em que eu visitei.
Obra baseada na cultura afro-brasileira
De Lama Lâmina, de Matthew Barney
Imaginem um local onde tudo é vermelho.
Quarto vermelho de Cildo Meireles

Deixando um pouco a arte de lado, Inhotim tem um ambiente tranquilo e ideal para quem busca sossego, natureza e um lugar para garantir lindas fotos. Abaixo mais algumas fotos para inspirar sua visita ao local.

inhotim-14 inhotim-11 inhotim-10 inhotim-9 inhotim-8 inhotim-6 inhotim-4

 

Como ir

Nós alugamos um carro pois nós eramos 4 pessoas. Fazendo as contas do aluguel do veículo e do valor da passagem aérea de ônibus, valeu muito mais a pena. Sem contar que tivemos independência para fazer nosso horário. Mas, além de excursões que fretam veículos para lá, é possível comprar sua passagem de ônibus e se deliciar pelas belíssimas paisagens de Brumadinho. Clique aqui para ver todas as informações.

Onde se hospedar

Na região de Brumadinho existem várias opções de hotéis e pousadas e custo é bem acessível. Nós ficamos hospedadas em Belo Horizonte pois tínhamos outros itens para fazer no nosso roteiro. Mas isso é papo para outro post!

Faça uma cotação aqui e escolha o lugar que mais te agrada de acordo com seu roteiro. Com certeza existem opções com ótimos custos-benefícios.

Circuito Veredas do Paraopeba

Gente, cuidado para não enlouquecerem! Visitando o site do nosso grande parceiro Circuito Veredas do Paraopeba, descobrimos muitas coisas para ser fazer na região! Passeio de balão (ahhh isso to com MUITA vontade de fazer!!), voo de parapente, Topo do Mundo (um restaurante com uma vista incrível e muito procurado para ver o por-do-sol), entre muitas outras coisas.

Portanto, nossa dica é: não esqueça de visitar o site deles e ver os atrativos da região! Com certeza seu roteiro para Inhotim vai ser mais especial e diferente! Como nós não tivemos tempo de aproveitar as outras atrações ainda não podemos dar mais dicas mas assim que experimentarmos cada uma delas, contaremos tudo pra vocês!

E aí.. curtiu o post?? Queremos ouvir sua opinião! Não deixe de interagir com a gente. Será um prazer!


Fechando sua viagem através dos links dos parceiros disponibilizados no nosso site, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog. Todos os nossos afiliados foram testados antes de recomendarmos e usamos o serviço deles sempre em nossas viagens. 😉

=> Nosso parceiro Booking.com possui hospedagem em todo o mundo e ainda é possível comparar os preços e localização. Sempre leve em consideração, também, a avaliação feita por alguns hospedes. Afinal, é sempre bom ouvir a opinião de pessoas que já tiveram a experiência, né?! O Booking também possui opção de cancelamento gratuito e de pagamento direto no check-in.

=> Muitas vezes, alugar um carro é uma necessidade, né?! Mas antes de qualquer coisa, é muito importante comparar os preços das locadoras. Nosso parceiro RentCars faz isso por nós. De forma rápida e segura, eles comparam todos os preços e ainda cobram em Reais, sem cobrança de IOF! Se precisar, pode pagar dividir o pagamento no cartão de crédito ou conseguir um desconto para pagamentos à vista, através do boleto bancário. Clique aqui e compare os preços.

=> Fundamental em qualquer viagem, seja nacional ou internacional, o seguro viagem é indispensável para garantir a tranquilidade durante a viagem. Para conseguir a melhor tarifa entre as seguradoras do mercado, nossa parceira Seguros Promo, faz essa comparação online e consegue as melhores tarifas. Também aceita pagamento parcelado no cartão de crédito ou consegue desconto para pagamento ã vista, no boleto bancário. Escolha o plano que melhor se encaixa nas suas necessidades e garanta uma viagem tranquila.

=> Dependendo do lugar é sempre melhor contratar um passeio não é? Sempre que fazemos isso, usamos o Get Your Guide pois confiamos e sempre deu certo! Afinal, quando estamos de férias, precisamos que tudo saia como planejamos, né? Vai viajar?? Clique aqui para escolher seus passeios! Usando esse link, você terá todas as infos que precisa e assistência para tirar duvidas ou resolver problemas. Ahhh, e claro, você ajuda o Blog a realizar esse trabalho que tanto gostamos!

=> Passagem aérea é sempre um desafio pois os preços oscilam muito rápido e as vezes temos problemas para entender o site das companhias aéreas por estarem em outro idioma. Gostamos muito do Viajanet e fechamos uma parceria com eles. Além de pesquisar as melhores tarifas do mercado, comprando pelo site do Viajanet você tem toda a assistência que precisar de forma rápida e em português!

=> A EasySim4U é nosso parceiro testado e aprovado de chips no exterior. Atendimento de confiança e em português. Nada melhor que chegar no destino já com o seu chip em mãos e funcionando, né!? Clique aqui e veja o plano que melhor se adequa a sua necessidade e já efetue a compra online mesmo.

Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo que o BSV tem para mostrar para você!

Facebook

Instagram

Gostou desse artigo? Compartilha! Comenta!


1 COMENTÁRIO

  1. Fomos há 2 meses para Inhotim e amamos todos os lugares. Foram dois dias de exploração desde quando abriu ate quando fechou rsss. LIndo lugar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.