Niterói: a cidade com a vista mais bonita

Conhecendo Niterói...

0
1579

Pois é, desde que entrei na faculdade comecei a frequentar muito a cidade de Niterói, uma das principais cidades da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, por causa de um grupo de amigas que fiz.

Mesmo estando por quase todos os finais de semana, ao longo dos 4 anos da faculdade, percebi que não conheci nada da cidade que tem a melhor vista do estado! (brincadeiras à parte, todos os pontos turísticos mais citados de Niterói, tem uma vista deslumbrante para o Rio de Janeiro). E é com essa cidade que gosto tanto que vamos inaugurar nosso portal de viagens!

Acordamos cedinho no domingo (março de 2014) e fomos passar o dia nessa cidade. O tempo ajudou e o céu estava azul e o sol brilhando! Isso fez com que o passeio ficasse muito agradável.

Para conhecer a cidade toda é preciso mais de 1 dia! Há muito o que conhecer. Em Niterói. museus, prédios históricos, centros culturais, praias, paisagens etc. Para conhecer as praias da região oceânica, que são lindíssimas por sinal, é preciso um post só para isso! Há muito o que ver, escrever, conhecer. Mas o assunto de hoje é o visual, o que esta aos olhos dos moradores e passantes, no dia a dia da cidade.

Começamos apreciando a paisagem da Ponte Rio-Niteroi. (Já passamos por lá taaaantas e tantas vezes mas nunca percebemos os detalhes!). Varias ilhotas na Baía de Guanabara nos acompanharam até a chegada em Niterói (chamada de Nikiti pelos íntimos!).

Vou citar abaixo os pontos que visitamos nesse dia.

  • Ponte Rio-Niterói: a ponte foi inaugurada há cerca de 30 anos e facilitou muito o acesso entre as duas cidades, Rio de Janeiro e Niterói, através da Baía de Guanabara.01

                                                                        Legenda: Ponte Rio-Niterói

Ao atravessar os cerca de 13km da ponte, chegamos à cidade de Niterói. Nossa primeira parada foi o Teatro Municipal, localizado no centro da cidade.

  • Teatro Municipal de Niterói: seu nome é Teatro João Caetano e é uma referencia cultural na cidade. Fomos até lá mas não estava aberto. No entanto, a programaçao do teatro é intensa e agita a vida social e cultural da cidade.

Endereço: Rua XV de Novembro, 35 • Centro • Niterói • Rio de Janeiro • CEP: 24020-125.

Tel: (21) 2620-1624

03Lado esquerdo, foto que tiramos da fachada do teatro. Abaixo, foto foi retirada do site . Nossa finalidade foi mostrar a parte interna do teatro que não pudemos entrar nesse dia.

04
 

Continuando nosso passeio, um pouco mais a frente do Teatro Municipal fica o Espaço Cantareira.

  •  Espaço Cantareira: nossa… passar por ali e pela praça que fica na frente me fez lembrar da época de faculdade onde frequentava os shows e as feiras de moda promovidos pelo local. Eram demais!!! O espaço continua funcionando com essa finalidade! É arte, cultura e lazer!

05

Endereço: Rua Alexandre Moura, 2A – São Domingos
Telefone: + 55 (21) 2620-8786 ou 2620-8785
E-mail: cantacantareira@ig.com.br

Seguindo nosso roteiro, foi impossível não deixar o queixo cair com o visual que nos aguardava. Próximo destino: MAC – Museu de Arte Contemporânea. Até chegar lá, paramos algumas vezes para tirar foto do cenário que víamos: o Rio de Janeiro!

06 07

No calçadão, moradores faziam caminhadas, sentavam para relaxar e aproveitar o dia lindo que nos foi presenteado! Percebam o Pão de Açúcar ao fundo! Um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Antes de chegar no nosso próximo destino, paramos mais a frente para tirar foto da Praia da Boa Viagem e Ilha da Boa Viagem. Essa praia não é limpa devido a poluição da Baía de Guanabara, mesmo assim haviam banhistas na água! Independente disso, o visual é digno de fotos maravilhosas! Ficamos horas lá apreciando a paisagem e lamentando a poluição da Baía.

08 09

10

Estamos chegando ao MAC!!!! Antes de qualquer coisa: fotos, fotos, fotos! Lindo!!!

  • MAC – Museu de Arte ContemporâneaProjetado por Oscar Niemayer, o museu é belíssimo e conta com uma programação intensa o ano todo. Nesse dia que fomos, acabamos não entrando para visitar a exposição do dia. Quando fomos comprar nosso ingresso para entrar no local, a recepcionista nos avisou que só havia uma exposição aberta ao publico e que a sala principal estava fechada. Um pouco frustrante mas faz parte! Ficamos apreciando o visual deslumbrante oferecido pelo local. 😉

11 

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Boa Viagem
Telefone: 620-2400 ou 620-2481
Mais informaçõeswww.macniteroi.com
E-mailmacniteroi@macniteroi.com

Uma observação importante: estávamos de carro e apesar de ter uma placa dizendo “Estacionamento MAC”, o mesmo se referia a uma rua sem saída na frente do museu!!!

  • Praia de Icaraí: do MAC é possível ter uma visão de toda a Praia de Icaraí, um dos principais e mais privilegiados bairros de Niterói. Lembrando que essa costa é banhada pela Baía de Guanabara e apesar da poluição, moradores e turistas aproveitavam o dia de sol para dar um mergulho, praticar esportes aquático e nas areias da praia!

13

Next stop: Parque da Cidade!

Como já disse, desde a época da faculdade que frequento Niterói e minhas amigas sempre falaram do tão famoso Parque da Cidade. Resolvemos ir até lá para ver qual era.

  • Parque da Cidade:  para chegar lá, é preciso passar pelo bairro seguinte de Icaraí – São Francisco. Tão bonito quanto Icaraí, com um litoral também banhado pela Baía de Guanabara e com bares e restaurantes deliciosos em frente a orla, fomos seguindo as placas que nos levavam ao Parque da Cidade. O caminho para subir até lá (simmm, ele fica no alto de um morro!!!) é bem estreito, com carros parados dos dois lados, via dupla e cheio de curvas. Atenção redobrada!!). Chegando lá, mais um momento boca aberta: que visual!!!!!!!!!!! E desta vez não é somente do Rio de Janeiro. Além de ver a cidade maravilhosa muito lá no fundo, é possível ver toda a orla do bairro de São Francisco e a ponte Rio-Niterói!! Uau! Vale MUITO a pena!

O local não é grande e não se trata de um parque propriamente dito. Lá em cima 15tem uma pista de salto de parapente e muitas pessoas saltando e instrutores  vendendo seus serviços. Ahh, tem também um restaurante e um ponto de  informação ao turista.14

Para quem procura por aventura, aqui é o lugar certo em Niterói. Não voamos nesse dia mas com certeza iremos voltar para fazer nosso voo. Conversamos bastante com profissionais que realizam esse tipo de serviço e conseguimos saber, pelo menos, quanto custa, em média, um salto: R$ 250.00. Esse valor pode estar ou não incluso uma Go Pro para fazer filmes e fotos do seu voo! Vale a pena negociar!!!!!!

Descemos do Parque da Cidade e paramos na orla de São Francisco para almoçar e recarregar as baterias. Em seguida: Fortaleza de Santa Cruzda Barra!!!!

  • Fortaleza de Santa Cruz da Barra: Não se assustem! O caminho é meio esquisito. Seguindo a diante, começamos a passar por bairros mais humildes e praias lindas (só no visual pois a água… Baía de Guanabara…  sim, haviam inúmeros banhistas corajosos…). Vila de pescadores e restaurantes de frutos do mar com fila na porta!!!!! Não experimentamos mas pelo tamanho da fila, deve ser muito bom! Esse bairro é Jurujuba.

 16Passamos pelas praias de Adão e Eva. Não preciso repetir né rs

São duas praias bem pequenas com cerca de 250 m e 150 m de faixa de areia. De  um lado Adão e do outro Eva. Areia branca e água clara… mas não se enganem!!!  Claro que vale um click pois a paisagem é muito bonita!

Chegando à Fortaleza, paramos no estacionamento (é amplo e muito tranquilo)  do local e não custou nada. Gratuito!

Curiosidade: a Fortaleza de Santa Cruz da Barra foi eleita, por voto popular, uma  das 7 maravilhas da cidade de Niterói!

Continuando, para entrar na Fortaleza e participar da visita guiada (somente ingressa no local com visita guiada) é necessário comprar um ingresso. O valor é de R$ 6,00 e estudante paga meia! O tour tem duração média de 45 minutos.

Durante o passeio, guiado por um militar do local, aprendemos um pouco da participação do Brasil na segunda guerra mundial e como o Brasil se protegia dos ataques vindo do mar. Muito interessante!

17

Foto da entrada da Fortaleza com o Pão de Açúcar (Rio de Janeiro) ao fundo.

Começamos o tour tirando foto do relógio solar usado na época. Feito de mármore português, é possível saber a hora, com precisão, a cada 30 minutos. 18

Em seguida, passamos pela capela de Santa Bárbara. Nessa capela bem pequena, os militares assistiam as missas sempre de olho no mar. A capela tem janelas e foi construída estrategicamente posicionada para que aqueles que estivessem assistindo à missa pudessem tomar conta do movimento do mar.

Dentro da capela, também, tem as cinzas de pessoas importantes para a história do Brasil e que morreram naquela Fortaleza. Exemplo: Iracema, filha do capitão Potyguara.

192021

Outra curiosidades é que nessa capela, por isso o nome, fica guardada a maior imagem de Santa Bárbara, cravejada de pedras semi-preciosas. Ficando aqui, na Fortaleza, ela está em segurança e protegida dos bandidos (foto abaixo).

23

Bem, no resto do passeio, aprendemos como a Fortaleza se protegia dos ataques e atacava o inimigo na época da Segunda Guerra Mundial. Milhares de canhões foram usados para isso. Saber como funcionavam e ver os canhões de verdade foi um dos pontos mais interessantes do passeio.

24

Um dos canhões usados na guerra e mais a frente um mirante que é o local mais próximo entre a cidade de Niterói e a cidade do Rio de Janeiro.

Não podemos deixar de ressaltar a vista do local – simplesmente deslumbrante – do Rio de Janeiro. A Fortaleza, junto com o Forte de São Luis e o Forte do Pico, faziam parte do complexo de fortes do estado do Rio, que, junto com o Forte de Copacabana, Forte do Leme entre outros na cidade do Rio, protegiam a região dos ataques na guerra.

 25

 

Legenda: Vista do Pão de Açúcar e Cristo Redentor por um dos mirantes da  Fortaleza.

26

Um dos últimos pontos do passeio pela Fortaleza é conhecer as celas onde os presos ficavam quando capturados. As menores mais baixas eram tidas como solitária e as maiores prisões normais.

Na verdade não tão normais assim pois imaginar que num espaço bem pequeno, cerca de 30 pessoas ficavam presas! Isso incluindo um buraco no chão onde os presos faziam suas necessidades fisiológicas. As consideradas solitárias eram tão baixas que é impossível uma pessoa ficar em pé. Só de ver parecia um tumulo e não uma cela. (foto abaixo)

27

Para encerrar esse post, vou colocar algumas curiosidades sobre a cidade de Niterói que descobri durante esse passeio.

  •  Niterói, Búzios e Rio de Janeiro são as 3 cidades do estado do Rio de Janeiro que mais recebem turistas.
  • Atrativos de Niterói: centros culturais e históricos e as praias oceânicas (essa ultima ainda vai render um outro post de deixar todos de queixo caído!)
  • A rede hoteleira de Niterói é muito fraca. No entanto, devido a proximidade com a cidade do Rio, recomenda-se ficar hospedado no Rio e visitar Niterói.
  • A Fortaleza de Santa Cruz foi construída em cima de pedras e rochas. Surpreendente!

Como se deslocar em Niterói:

Para fazer esse roteiro que fizemos, sugerimos fazer de carro. Desta forma, ficamos livres para demorar o tempo que quisemos em cada lugar e até mesmo parar em outros pontos que acharmos interessante. Se você está sem carro, pode alugar um. O custo benefício vale o investimento.

Caso não esteja de carro, pode pegar uma barca que faz o trajeto Rio – Niterói. No Rio, a estação das Barcas fica na Praça XV, Centro da cidade. Chegando em Niterói, a estação das barcas também fica no Centro, bem próximo ao Plaza Shopping (principal shopping center da cidade).


Fechando sua viagem através dos links dos parceiros disponibilizados no nosso site, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog. Todos os nossos afiliados foram testados antes de recomendarmos e usamos o serviço deles sempre em nossas viagens. 😉

HospedagemNosso parceiro Booking.com possui hospedagem em todo o mundo e ainda é possível comparar os preços e localização. Sempre leve em consideração, também, a avaliação feita por alguns hospedes. Afinal, é sempre bom ouvir a opinião de pessoas que já tiveram a experiência, né?! O Booking também possui opção de cancelamento gratuito e de pagamento direto no check-in.

carroMuitas vezes, alugar um carro é uma necessidade, né?! Mas antes de qualquer coisa, é muito importante comparar os preços das locadoras. Nosso parceiro RentCars faz isso por nós. De forma rápida e segura, eles comparam todos os preços e ainda cobram em Reais, sem cobrança de IOF! Se precisar, pode pagar dividir o pagamento no cartão de crédito ou conseguir um desconto para pagamentos à vista, através do boleto bancário. Clique aqui e compare os preços.

seguro viagemFundamental em qualquer viagem, seja nacional ou internacional, o seguro viagem é indispensável para garantir a tranquilidade durante a viagem. Para conseguir a melhor tarifa entre as seguradoras do mercado, nossa parceira Real Seguro Viagem, faz essa comparação online e consegue as melhores tarifas. Também aceita pagamento parcelado no cartão de crédito ou consegue desconto para pagamento ã vista, no boleto bancário. Escolha o plano que melhor se encaixa nas suas necessidades e garanta uma viagem tranquila.

AviaoPassagem aérea é sempre um desafio pois os preços oscilam muito rápido e as vezes temos problemas para entender o site das companhias aéreas por estarem em outro idioma. Gostamos muito do Viajanet e fechamos uma parceria com eles. Além de pesquisar as melhores tarifas do mercado, comprando pelo site do Viajanet você tem toda a assistência que precisar de forma rápida e em português!

SimCardA EasySim4U é nosso parceiro testado e aprovado de chips no exterior. Atendimento de confiança e em português. Nada melhor que chegar no destino já com o seu chip em mãos e funcionando, né!? Clique aqui e veja o plano que melhor se adequa a sua necessidade e já efetue a compra online mesmo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.