Parque Lage – programa gratuito no Rio!

O Parque Lage é um colírio para os olhos. Sim! Mas também é cultura! Você sabe o que foi o Parque Lage e porque ele é do jeito que é?

0
174
Fachada do imponente palacete do Parque Lage

O Rio de Janeiro é muito mais que praias lindas. Tem vários programas diferentes que ainda são pouco explorados pelos turistas e cariocas. Vamos falar hoje do Parque Lage? Aliás, você sabe o que é o Parque Lage? Ele é muito mais do que a tradicional foto da fachada e o café da manhã concorridíssimo de lá.

O Parque tem muita história que a maioria desconhece. Foi um antigo Engenho de Açúcar da época colonial. O Engenho Del Rey, como era chamado, pertencia a Antonio Salema, até então governador do Rio de Janeiro. Isso lá pelo século XVI. Hoje, é um parque aberto ao público, gratuito, com muitas atividades, uma agenda cultural repleta de atividades e uma escola de artes.
Isso mesmo, a visitação é gratuita e é uma delícia se perder pelos jardins, contemplar a natureza e a paz que o lugar emana. Além, claro, do famoso café da manhã do Plage Café. Mas lembre-se de fazer reserva pois o lugar está sempre LOTADO e não tem atendimento de balcão!

Parque Lage - Rio de Janeiro (4)

Além disso, é de lá que se tem início para a trilha do Corcovado. Por motivos de segurança, a trilha ficou fechada por um período, mas já está aberta ao público e com muitas sinalizações e ponto de apoio. Eu ainda não fiz essa trilha, mas amigos me contaram que ela é nível 3, ou seja, com um certo grau de dificuldade. Então já sabe: se for fazer a trilha, prepare-se! Com certeza todo esforço será recompensado com a bela vista da cidade do Rio de Janeiro lá de cima. Ahh, estima-se umas duas horas para fazer a trilha. Não esqueçam sua água!

Outra coisa que é bem interessante de fazer no local é picnic. Sim! Lá é permitido!!! Também é gratuito e não há reserva para isso. Quem chegar primeiro, garante o lugar! Mas tem que ter atenção às regras:

  • Fazer picnic somente nos lugares permitidos no parque;
  • Não pode ter nenhuma sonorização que atrapalhe a vida animal ou os vizinhos;
  • Também não é permitido pendurar enfeites em nenhum lugar. Nem mesmo em troncos de árvores. Isso porque existem muitos bichinhos que vivem ali e isso pode danificar ou prejudicar tanto a natureza quanto à vida animal.
  • Recolha todos os seus lixos e mantenha o lugar limpo.
Andando pelos caminhos dos jardins do Parque Lage
Andando pelos caminhos dos jardins do Parque Lage

VISITA GUIADA

Um novo projeto lançado pela coordenadora Kátia Rosendo, do Parque Lage, é a visita guiada. O custo é de R$30,00 por pessoa. Eu fiz e valeu super a pena pois pude conhecer muito mais sobre o parque e suas histórias. Mas isso conto daqui a pouco.

O mais interessante é que eles estão abertos a fazer visitação guiada personalizada. Por isso, as visitas nunca são iguais. Até já fizeram uma prá lá de romântica onde um homem quis pedir a namorada em casamento! Imagina que fofo!! Mas se você tem interesse por arte, paisagismo, ou qualquer outra coisa, é só organizar seu grupo e falar com a Katia. Afinal, visita guiada personalizada é muito melhor né!?

O QUE SE VER DENTRO DO PARQUE LAGE

Passeando pelos jardins, você irá se deparar com várias construções e espaços que foram mantidos desde a época do engenho. Vou citar aqui algumas que me chamaram atenção.

  • O lago e as pontes
Em uma das pontes lindas dos jardins do Parque Lage
Em uma das pontes lindas dos jardins do Parque Lage
E os lagos lindos do Parque Lage, hein?
E os lagos lindos do Parque Lage, hein?
  • Caverna artificial – Gruta – até estalactite eles fizeram!
Entrada da gruta do Parque Lage.
Entrada da gruta do Parque Lage.
Estalactite de mentirinha! Dentro da gruta do Parque Lage.
Estalactite de mentirinha! Dentro da gruta do Parque Lage.
  • O Coreto
Coreto! ahhh como adoro!! Também um cantinho especial no Parque Lage
Coreto! ahhh como adoro!! Também um cantinho especial no Parque Lage
  • O aquário – são 12 tanques com diversas espécies de peixes de rios brasileiros
O aquário do Parque Lage atrai crianças e adultos!
O aquário do Parque Lage atrai crianças e adultos!
Uma das entradas do aquário do Parque Lage
Uma das entradas do aquário do Parque Lage
  • A torre
A torre e a ponte. Construções belíssimas do Parque Lage.
A torre e a ponte. Construções belíssimas do Parque Lage.
A linda torre construída nos jardins do Parque Lage.
A linda torre construída nos jardins do Parque Lage.
  • Lavanderia dos escravos – ainda conservado da época do engenho. Como o próprio nome diz, era ali que os escravos lavavam as roupas com água vinda da lagoa.
Atrás dessa mureta fica a lavanderia dos escravos!
Atrás dessa mureta fica a lavanderia dos escravos!
Lavanderia dos escravos - conservado ainda da época do engenho - Parque Lage
Lavanderia dos escravos – conservado ainda da época do engenho – Parque Lage

CURIOSIDADES E HISTÓRIA

O Parque Lage fica na maior floresta urbana do mundo. Inicialmente chamado de Engenho Del Rey, era um engenho de açúcar que margeada a lagoa (atual Lagoa Rodrigo de Freitas). Por volta de 1660, passou a pertencer à família Rodrigo de Freitas Mello, que deu nome a lagoa Rodrigo de Freitas. No entanto, somente no século XIX, um nobre inglês compra parte das terras e constrói um jardim de estilo romântico, inspirado quintas europeias. Em 1859, uma parte da fazenda passa a ser de Antonio Martins Lage. Mas foi em 1920 que o neto de Antonio, Henrique Lage, compra a propriedade e sim, começa a história fofa que gostaria de compartilhar com vocês: Ele se apaixonou por uma italiana cantora lírica e construiu o palácio para ela! Sim, a casa onde tiramos fotos incríveis hoje, é toda projetada para que a amada pudesse cantar e ter uma acústica perfeita!
Gente, só fiquei sabendo disso porque a guia da nossa visita guiada falou e despertou meu interesse. Mas a história do lugar está toda no site deles!!!

INFORMAÇÕES

É ou não é uma ótima dica de passeio para se fazer com namorado, marido, filhos ou amigos?? Enfim, um programa gratuito para toda a família!

  • O Parque Lage está aberto de domingo a domingo das 8h às 17h. Nos horários de verão, ele fecha às 18h!
  • No site http://eavparquelage.rj.gov.br/ você tem mais informações sobre a história do local assim como sobre os cursos e agenda cultural do Parque.
  • Para agendar sua visita guiada, enviar email para visitas.eavparquelage@gmail.com
  • O local não possui estacionamento privativo!

Fechando sua viagem através dos links dos parceiros disponibilizados no nosso site, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog. Todos os nossos afiliados foram testados antes de recomendarmos e usamos o serviço deles sempre em nossas viagens. 😉

=> Nosso parceiro Booking.com possui hospedagem em todo o mundo e ainda é possível comparar os preços e localização. Sempre leve em consideração, também, a avaliação feita por alguns hospedes. Afinal, é sempre bom ouvir a opinião de pessoas que já tiveram a experiência, né?! O Booking também possui opção de cancelamento gratuito e de pagamento direto no check-in.

=> Muitas vezes, alugar um carro é uma necessidade, né?! Mas antes de qualquer coisa, é muito importante comparar os preços das locadoras. Nosso parceiro RentCars faz isso por nós. De forma rápida e segura, eles comparam todos os preços e ainda cobram em Reais, sem cobrança de IOF! Se precisar, pode pagar dividir o pagamento no cartão de crédito ou conseguir um desconto para pagamentos à vista, através do boleto bancário. Clique aqui e compare os preços.

=> Fundamental em qualquer viagem, seja nacional ou internacional, o seguro viagem é indispensável para garantir a tranquilidade durante a viagem. Para conseguir a melhor tarifa entre as seguradoras do mercado, nossa parceira Seguros Promo, faz essa comparação online e consegue as melhores tarifas. Também aceita pagamento parcelado no cartão de crédito ou consegue desconto para pagamento ã vista, no boleto bancário. Escolha o plano que melhor se encaixa nas suas necessidades e garanta uma viagem tranquila.

=> Dependendo do lugar é sempre melhor contratar um passeio não é? Sempre que fazemos isso, usamos o Get Your Guide pois confiamos e sempre deu certo! Afinal, quando estamos de férias, precisamos que tudo saia como planejamos, né? Vai viajar?? Clique aqui para escolher seus passeios! Usando esse link, você terá todas as infos que precisa e assistência para tirar duvidas ou resolver problemas. Ahhh, e claro, você ajuda o Blog a realizar esse trabalho que tanto gostamos!

=> Passagem aérea é sempre um desafio pois os preços oscilam muito rápido e as vezes temos problemas para entender o site das companhias aéreas por estarem em outro idioma. Gostamos muito do Viajanet e fechamos uma parceria com eles. Além de pesquisar as melhores tarifas do mercado, comprando pelo site do Viajanet você tem toda a assistência que precisar de forma rápida e em português!

=> A EasySim4U é nosso parceiro testado e aprovado de chips no exterior. Atendimento de confiança e em português. Nada melhor que chegar no destino já com o seu chip em mãos e funcionando, né!? Clique aqui e veja o plano que melhor se adequa a sua necessidade e já efetue a compra online mesmo.

Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo que o BSV tem para mostrar para você!

Facebook

Instagram

Gostou desse artigo? Compartilha! Comenta!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.