Salar del Huasco – day trip saindo de Iquique

Explorando o norte do Chile e as belezas naturais da região de Tarapacá. As surpresas do deserto do Atacama muito além dos tradicionais roteiros turísticos.

0
9
Salar del Huasco - Deserto do Atacama

Imagina um lugar que parece que saiu de uma pintura. Imaginou? Agora imagina conhecer esse lugar durante uma day trip. Isso é o que acontece ao explorar várias regiões e cidadezinhas ao norte do Chile. O Parque Nacional Salar del Huasco, ou simplesmente Salar del Huasco, é uma opção perfeita para uma day trip partindo de Iquique. E ainda é possível combinar esse passeio com outros pontos de interesse ao longo do caminho.

O Parque Nacional Salar del Huasco fica na região de Tarapacá, uma área de paisagens áridas que são bem características do altiplano chileno. Além de toda história que envolve o povoado Aymara e a cultura pré-incaica Tiahuanaco, as belezas do lugar são um encanto à parte. É possível ver flamingos chilenos se alimentando nas águas do deserto (de sal).

Mas chega de história e vamos às dicas para essa super day trip indicada pelo nosso amigo-seguidor e agora colunista correspondente, Luciano Zago. (hahahaha)

Como Chegar no Salar del Huasco

Salar del Huasco – Deserto do Atacama

De carro – Saindo de Iquique, cidade no litoral norte do Chile, são cerca de 160 km até o Salar del Huasco. Em horas, cerca de 2h30 o trajeto de ida, sendo 1h40 de asfalto e 40 minutos de estrada de chão, que por sinal são muito melhores que muitas estradas de asfalto do Brasil. Portanto, não é necessário ter carro 4×4 e nem se preocupar se o carro é alto ou baixo.

Para alugar carro na região consulte os preços do nosso parceiro

Usando um chip do Chile (empresa Intel), o Luciano não teve problema nenhum com o GPS ao longo do caminho e disse, inclusive, que a internet estava pegando super bem, sendo possível até usar o whastapp sem estresse. O aplicativo que ele usou foi o Waze. Não temos informações sobre o funcionamento dos chips de outras operadoras.

Em termos de custos para ir de carro, Luciano gastou meio tanque de gasolina para ir e voltar (cerca de 23.000 pesos chilenos – cerca de 120 reais) além dos pedágios (3.200 pesos chilenos = cerca de 10 reais). Total de R$ 130,00 de deslocamento. Barato demais!

De passeio guiado – Se você não quer dirigir e prefere um tour guiado não tem problema. Existem várias empresas, em Iquique, que oferecem esse e outros passeios. Nossa dica é ir conhecer o famoso Paseo Baquedano (rua de pedestres – ponto turístico de Iquique) e pesquisar pelas diversas empresas de tour que existem por lá.

Salar del Huasco e cuidados com a altitude

Independentemente de como você vai, aproveite esse caminho para contemplar o visual que é bem bonito e diferente. Afinal, para chegar no Salar del Huasco é preciso atravessar o deserto do Atacama, passando por vários pontos de minérios, também característico da região (o caminho passa, inclusive, pela famosa cidade abandonada de Humbestone).

Um ponto a ficar atento é a mudança brusca de altitude. Isso porque o Salar del Huasco fica a 4.300 m acima do nível do mar, ou seja, em duas horas e meia vc sai de uma altitude de zero para 4300m. Então vale levar comida e bebida que ajudam o organismo nessas horas, como suco de limão e banana. Ahhh, e não esqueça: o sol é forte e, mesmo com temperatura mais fria, vale levar um protetor solar, chapéu e todos os apetrechos para sua proteção.

Salar del Huasco – Deserto do Atacama

O que fazer no Salar del Huasco

O Salar del Huasco é aquele típico lugar que nos mostra as maravilhas da natureza. Aproveite o tempo na região para contemplar o lugar, admirar a beleza e, claro, tirar muitas fotinhos para guardar de recordação. Em tempos de instagram, pode ser um bom cenário para um ensaio fotográfico.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!

Beijos!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.