Ibitipoca e seu ecoturismo imperdível.

2
2894
Vista do mirante da Cruz. MARAVILHOSO!

Esse ano resolvemos aproveitar os dias de folga no Carnaval para conhecermos um lugar que queríamos há muito tempo. Conceição do Ibitipoca, ou Ibitipoca somente, fica próximo a Juiz de Fora. Saindo do Rio de Janeiro é uma viagem de quase 4 horas de carro.

A viagem até Lima Duarte / MG e super tranquila, com uma estrada ótima. De Lima Duarte até Conceição do Ibitipoca começa realmente a aventura. São quase 27 km de estrada de terra, com muitas ladeiras super íngremes que testarão qualquer carro (e motorista tb)!

Mapa para Conceição do Ibitipoca
Mapa para Conceição do Ibitipoca

Chegando lá, a primeira coisa que nos chama atenção é que a cidade é bem pequena mas super charmosa. Os restaurantes oferecem comidas simples, bem de interior, mas deliciosas. Mas não se assuste, a noite alguns restaurantes oferecem musica ao vivo e a cidade se transforma. Você também encontra lojas onde poderá comprar artesanato, doces em compota, cerveja artesanal Ibitipoca e a velha cachaça mineira.

Rua principal de Ibitipoca.
Rua principal de Ibitipoca.

Mas porque resolvemos ir para Ibitipoca no Carnaval? Somente pra comer e beber? Não foi realmente por isso, mas não podemos negar que foi um ponto bem grande e positivo. Rsrsrs

Lá encontra-se o Parque Estadual do Ibitipoca, um lugar lindo para os amantes de ecoturismo. Ideal para fazer trilhas, tomar banhos em cachoeiras ou lagos, acampar (sim, muitos campistas ficam dentro do parque que oferece a estrutura necessária) ou simplesmente relaxar.

Antes de viajarmos, pesquisamos o que fazer por la, e em todos os blogs que visitamos todos falavam o mesmo, que não podíamos deixar de ir até a “Janela do Céu”.

Trilha: Janela do Céu

No primeiro dia no parque, chegamos bem cedinho pois são permitidos somente 1200 visitantes por dia em época de festas/ feriado. Em um final de semana normal, esse número cai para cerca de 300 pessoas. É normal que vários visitantes cheguem antes mesmo do parque abrir. Então se não quiser correr o risco de não conseguir entrar sugerimos que chegue cedinho.

Como somos pessoas super treinadas para esse tipo de turismo (#sqn), chegamos ao parque e simplesmente perguntamos pra que lado iríamos para a “Janela do Céu”. Em momento algum passou por nossa cabeça perguntar como era a trilha ou a distância até lá (pra que né?). Pois bem, assim que tivemos uma olhada do que seria “a Trilha”  já sabia que seria uma provação!

Olha o que nos esperava!
Olha o que nos esperava!

Foram 9km de trilha na ida e maior parte dela, cerca de 90%, de subida! Claro que não somente a trilha, no caminho passamos por varias grutas e mirantes de tirar o fôlego! Ou melhor,  esse era o momento em que recuperávamos o fôlego. Passamos pela Gruta da Cruz, Gruta dos Três Arcos e Gruta dos Moreiras.

Vista do mirante da Cruz. MARAVILHOSO!
Vista do mirante da Cruz. MARAVILHOSO!

Antes de chegar à Janela do Céu, demos uma escapadinha na trilha para visitar a Cachoeirinha. É como se fosse uma mini-janela do céu. Lá de cima a vista é deslumbrante, o que torna a visita indispensável! Afinal, já está la em cima, não pode perder a viagem! rsrsrs

Modelando na Cachoeirinha hahaha
Modelando na Cachoeirinha hahaha

Quando finalmente chegamos a “Janela do Céu”, entendemos o porquê tantas pessoas falavam sobre isso! O lugar é simplesmente INCRÍVEL!!! Não e uma cachoeira qualquer, na verdade o local é exatamente antes da queda d’água. Olhando para esse local parece realmente uma tela de algum pintor onde você pode realmente entrar nela!

Pose tradicional na Janela do Céu.
Pose tradicional na Janela do Céu.

Como o local é pequeno, aproveite para tirar o máximo de fotos possíveis. Quando chegamos lá, um grupo estava saindo então podemos aproveitar por uns 15 minutos para fotos, mas logo chegou outro grupo e ficamos somente aproveitando o lugar. E devo dizer que foi o descanso merecido, a água é gelada e para mim foi uma benção, já que o meu joelho (bichado) estava gritando por todo o trajeto até aqui.

Parque Estadual do Ibitipoca - Janela do Ceu
Parque Estadual do Ibitipoca – Janela do Ceu

Na saída encontramos com um guia do parque, que nos disse para voltamos pelo outro lado do parque, que teríamos varias outras grutas e cachoeiras pelo caminho. E lá fomos nós novamente, segunda parte da peregrinação! Mais 8km de trilha!!! Sendo que agora era um sobe e desce constante! Não preciso nem dizer, que no final do dia estávamos nos arrastando de volta para a pousada só pensando em um banho quente e cama! Nessa exata ordem!

Pausa para recarregar as energias

No segundo dia aproveitamos para descansar e curtir o hotel. Como estávamos em uma pousada bem no centro, não tinha muito para se fazer lá. Mas eles tem outro hotel, um pouco mais afastado do centro (menos de 10 minutos) que possui toda a estrutura para os hospedes, como piscina, sala de jogos, campo de futebol, churrasqueira e vários outros. Ficamos lá boa parte do dia para recarregar as energias para o dia seguinte.

Trilha das Águas

No terceiro dia voltamos ao parque, mas fizemos pequenas trilhas para conhecermos a “Lagoa dos Espelhos” que realmente lembra uma praia, só que com um plus, uma cachoeira ao fundo!!! Esse é um dos pontos mais tops e indispensáveis do passeio! Logo depois, fizemos a trilha das Águas. Apenas 5km de paisagens deslumbrantes!!! Imperdível!!!

Parque Estadual do Ibitipoca
Parque Estadual do Ibitipoca
Vista do Paredão - Trilha das Águas
Vista do Paredão – Trilha das Águas
A tchurma no Lago do Espelho
A tchurma no Lago do Espelho

Como chegar

Fomos de carro e a viagem foi muito tranquila. Para quem quiser ir de ônibus, Juiz de Fora é a cidade mais próxima. Chegando lá, é preciso pegar um transfer para leva-los até Ibitipoca (Santa Rita do Ibitipoca). Sugerimos fechar o transfer com antecedência.

Lá na cidade, tem van e carro que levam o turista até a entrada do Parque Estadual. SUPER vale a pena!

Onde se hospedar

Ficarmos em uma pousada chamada Alphaville. Tem duas unidades: uma com chales e toda a infra-estrutura de hotel que falamos e outra, uma pousada bem mais simples na cidade. Ficamos na pousada simples. Bom para comer e dormir. Ótima localização.

Na cidade não tem hoteis/ pousadas com ar-condicionado. Mas não se preocupem: ventilador de teto ou até mesmo de chão é o suficiente. A noite é muito fresquinho! Chega até a ser frio!

É isso. Gostaram das dicas???

beijos!

 


Fechando sua viagem através dos links dos parceiros disponibilizados no nosso site, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog. Todos os nossos afiliados foram testados antes de recomendarmos e usamos o serviço deles sempre em nossas viagens. 😉

HospedagemNosso parceiro Booking.com possui hospedagem em todo o mundo e ainda é possível comparar os preços e localização. Sempre leve em consideração, também, a avaliação feita por alguns hospedes. Afinal, é sempre bom ouvir a opinião de pessoas que já tiveram a experiência, né?! O Booking também possui opção de cancelamento gratuito e de pagamento direto no check-in.

carroMuitas vezes, alugar um carro é uma necessidade, né?! Mas antes de qualquer coisa, é muito importante comparar os preços das locadoras. Nosso parceiro RentCars faz isso por nós. De forma rápida e segura, eles comparam todos os preços e ainda cobram em Reais, sem cobrança de IOF! Se precisar, pode pagar dividir o pagamento no cartão de crédito ou conseguir um desconto para pagamentos à vista, através do boleto bancário. Clique aqui e compare os preços.

seguro viagemFundamental em qualquer viagem, seja nacional ou internacional, o seguro viagem é indispensável para garantir a tranquilidade durante a viagem. Para conseguir a melhor tarifa entre as seguradoras do mercado, nossa parceira Real Seguro Viagem, faz essa comparação online e consegue as melhores tarifas. Também aceita pagamento parcelado no cartão de crédito ou consegue desconto para pagamento ã vista, no boleto bancário. Escolha o plano que melhor se encaixa nas suas necessidades e garanta uma viagem tranquila.

AviaoPassagem aérea é sempre um desafio pois os preços oscilam muito rápido e as vezes temos problemas para entender o site das companhias aéreas por estarem em outro idioma. Gostamos muito do Viajanet e fechamos uma parceria com eles. Além de pesquisar as melhores tarifas do mercado, comprando pelo site do Viajanet você tem toda a assistência que precisar de forma rápida e em português!

SimCardA EasySim4U é nosso parceiro testado e aprovado de chips no exterior. Atendimento de confiança e em português. Nada melhor que chegar no destino já com o seu chip em mãos e funcionando, né!? Clique aqui e veja o plano que melhor se adequa a sua necessidade e já efetue a compra online mesmo.

 

 

 


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.