Do Leme ao Pontal – lista das praias do Rio de Janeiro

2
832
Ilhas Tijuca, Kite Surf, sol e mar... lindo dia na Barra da Tijuca!
Ilhas Tijuca, Kite Surf, sol e mar... lindo dia na Barra da Tijuca!

Afinal, Tim Maia tinha razão: ” Do Leme ao Pontal, não há nada igual”. Vem verão, vai verão e as praias do Rio de Janeiro estão sempre enchendo os olhos dos cariocas e turistas. O clima da cidade permite que os amantes de praia se deliciem em qualquer época do ano. Sua fama, até no exterior, não é para menos! São mais de 35 km de praias lindas em meio a prédios e agito do dia a dia.

Abaixo, começando da direita para a esquerda, o circuito de praias cantando pelo mestre Tim Maia. Vamos lá?

Trajeto das praias de acordo com o nosso post
Trajeto das praias de acordo com o nosso post

Praia do Leme – da Av. Atlântica (Pedra do Leme) até a Av. Princesa Isabel (onde tem o hotel Windsor – antigo Meridian – de esquina). Vizinha de Copacabana, sua praia tem apenas 1 km de extensão. No seu canto, onde tem a famosa pedra, a atração é o Caminho dos Pescadores, como o próprio nome diz, uma passarela entre o morro e a praia usada para quem gosta de pescar ou apenas admirar a paisagem, que é de tirar o folego. Lá também fica o Forte do Leme, que já foi até cenário de novela. Já quem gosta de fazer trilha, é possível fazer a Trilha do Morro da Babilônia até as ruínas de um antigo teleférico militar. Ainda não fiz essa trilha mas quem já fez garante que é seguro e muito bem sinalizado.

Onde começa nosso post e a música do Tim Maia.
Praia do Leme by Erika Casal – destaque para a pedra do Leme.

Praia de Copacabana – seguindo a Praia do leme, começa a praia de Copacabana. É a mais famosa e atrai turistas o ano todo! Carinhosamente apelidada de Princesinha do Mar, uma de suas marcas registradas é o calçadão de pedra portuguesa projetado pelo paisagista Burle Max e a grande queima de fogos do réveillon. Lá também fica o famoso hotel Copacabana Palace, a estátua em bronze do escritor Carlos Drummond de Andrade e o famoso Forte de Copacabana. Uma dica imperdível é tomar um brunch ou um café da manhã na confeitaria Colombo, que fica no Forte. Além de ser uma delicia, tem uma vista espetacular!

 Praia do Arpoador – Após o Forte de Copacabana, encontramos o não menos famoso Arpoador. Além dos banhistas, muitos se encontram no local para apreciar o por-do-sol, que é simplesmente MARAVILHOSOOOO. Palmas para o sol!!!! 🙂

Praia do Arpoador by Blog Meu Destino (Obrigada de novo André!! :) )
Praia do Arpoador by Blog Meu Destino (Obrigada de novo André!! 🙂 )
Por do Sol no Arpoador by Blog Meu Destino (Obrigada André!! :) )
Por do Sol no Arpoador by Blog Meu Destino (Obrigada André!! 🙂 )

Praia de Ipanema – vamos falar da praia de Ipanema, outra que ganhou fama com a música “Garota de Ipanema”.  Considerada uma das mais badaladas do Rio de Janeiro, é o encontro de todas as tribos. O publico  GLS fica em frente a rua Farme de Amoedo. Já o posto 9 é conhecido pela badalação e uma das áreas mais procuradas da praia. Destaque para o calçadão e sua ciclovia que está sempre cheio de pessoas praticando esportes ou apenas caminhando pelo bairro. Uma dica muito legal é fazer um passeio de barco até as Ilhas Cagarras, arquipélago que fica a frente a praia. Esses passeios saem da Marina da Glória (localizada no Aterro do Flamengo).

Praia do Leblon – é a continuação da praia de Ipanema. Um dos bairros mais nobres da cidade, é na orla que estão os prédios mais caros do bairro.

Destaque para o Morro Dois Irmãos ao fundo
Click feito pela Renata Paladino em um lindo dia de sol no Leblon

Praia da Joatinga – apesar de não ter foto (ainda) para postar é uma das queridinhas dos cariocas. Localizada no bairro Joá, a praia é pequena (300 metros!!!) e é somente acessível em dias de maré baixa. Quando a maré está alta, o mar cobre toda a faixa de areia. Por ser uma praia mais reservada, alguns artistas costumam frequentar em busca de um pouco mais de privacidade. Seu acesso também é complicado – seguir pela estrada do Joá e entrar em um condomínio fechado na rua Pascoal Segreto. Depois, seguir até a rua Sargento José da Silva e descer a escada que leva até a areia. O acesso é permitido para não moradores mas os seguranças do condomínio podem restringir o acesso devido a capacidade de lotação do local.

Praia de São Conrado – Essa praia fica entre o morro Dois Irmão (trilha pode ser feita através do Vidigal) e as Pedra da Gávea e Pedra Bonita. Vendo de cima, a vista é deslumbrante! Os aventureiros que pulam de asa delta da Pedra Bonita aterrizam na praia de São Conrado. Também considerado um dos bairros mais nobre da cidade, a praia é linda e não costuma ficar lotada.

Praia da Barra da Tijuca – Chegamos a minha predileta! É na Barra que temos o famoso pier do Quebra-mar (posto 1), a famosa barraca do Pepê (próximo do posto 2), o K08 – point de kite surf, hotéis de luxo, apartamentos deslumbrantes, futivolei, enfim. Com uma grande faixa de areia branquinha e palco da etapa Rio/ Brasil de campeonato de surf, a praia fica na Zona Oeste do Rio. É minha gente… são 15 km de praia. A maior da cidade! É da Barra que é possível ver o famoso arquipélago das Ilhas Tijuca. Atualmente, praticantes de Stand Up Paddle (SUP) costumam remar até lá. Além de um bom exercício, é um ótimo lugar para mergulho.

Ilhas Tijuca, Kite Surf, sol e mar... lindo dia na Barra da Tijuca!
Ilhas Tijuca, Kite Surf, sol e mar… lindo dia na Barra da Tijuca!
Orla da praia da Reserva
Orla da Praia da Reserva

Praia da Reserva – continuação da praia da Barra, a praia da reserva fica dentro da reserva ecológica no local. Estacionar carro é questão de sorte pois são poucas as áreas de estacionamento permitido. Não passar transporte público, o que faz da região uma praia mais tranquila e frequentada por moradores que possuem o serviço de balsa em seus condomínios ou acordam bem cedo para garantir sua vaga. É uma das preferidas dos surfistas também! Além disso, há uma área reservada aos naturistas e público GLS. Não posso esquecer de mencionar os agitados quiosques que promovem festas, música para todos os gostos e uma cozinha que agrada a muitos paladares.

Praia do Recreio – No final da praia da reserva, chega-se a praia do Recreio. Um bairro calmo, com mar, na maioria das vezes agitado, a região atrai moradores e surfistas. Quiosques e ciclovia agitam o local e o por do sol é de tirar o folego. No final da praia do Recreio é que fica a famosa Pedra do Pontal, que divide o Recreio da praia da Macumba.

Praia do Pontal – é o final da praia do Recreio! Tem esse nome devido a pedra que divide a praia do Recreio e a Praia da Macumba. Já disso isso acima, né? Então vamos focar no final do nosso trajeto de hoje: é muito comum ver pessoas subindo a Pedra para ver o visual lindo lá de cima. Nunca subi (por preguiça mesmo, confesso) mas o acesso é fácil e quem já foi garante que vale muito a pena!

Sei que a qualidade da foto não está das melhores rsrsrsrs
Praia do Recreio – do lado direito, a Pedra do Pontal ao fundo.

Vocês acham que é só (??) isso de praia que a cidade maravilhosa tem??? Nãoooo!!!! Ainda temos mais para mostrar mas isso vai ficar para outro post! Aguenta firma que vai valer a pena. 😉

E aí, já ta se organizando para vir ao Rio?? Com as dicas acima fica fácil escolher uma praia e procurar uma hospedagem próxima. Venha!! Te esperamos de braços abertos!


Fechando sua viagem através dos links dos parceiros disponibilizados no nosso site, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog. Todos os nossos afiliados foram testados antes de recomendarmos e usamos o serviço deles sempre em nossas viagens. 😉

=> Nosso parceiro Booking.com possui hospedagem em todo o mundo e ainda é possível comparar os preços e localização. Sempre leve em consideração, também, a avaliação feita por alguns hospedes. Afinal, é sempre bom ouvir a opinião de pessoas que já tiveram a experiência, né?! O Booking também possui opção de cancelamento gratuito e de pagamento direto no check-in.

=> Muitas vezes, alugar um carro é uma necessidade, né?! Mas antes de qualquer coisa, é muito importante comparar os preços das locadoras. Nosso parceiro RentCars faz isso por nós. De forma rápida e segura, eles comparam todos os preços e ainda cobram em Reais, sem cobrança de IOF! Se precisar, pode pagar dividir o pagamento no cartão de crédito ou conseguir um desconto para pagamentos à vista, através do boleto bancário. Clique aqui e compare os preços.

=> Fundamental em qualquer viagem, seja nacional ou internacional, o seguro viagem é indispensável para garantir a tranquilidade durante a viagem. Para conseguir a melhor tarifa entre as seguradoras do mercado, nossa parceira Seguros Promo, faz essa comparação online e consegue as melhores tarifas. Também aceita pagamento parcelado no cartão de crédito ou consegue desconto para pagamento ã vista, no boleto bancário. Escolha o plano que melhor se encaixa nas suas necessidades e garanta uma viagem tranquila.

=> Dependendo do lugar é sempre melhor contratar um passeio não é? Sempre que fazemos isso, usamos o Get Your Guide pois confiamos e sempre deu certo! Afinal, quando estamos de férias, precisamos que tudo saia como planejamos, né? Vai viajar?? Clique aqui para escolher seus passeios! Usando esse link, você terá todas as infos que precisa e assistência para tirar duvidas ou resolver problemas. Ahhh, e claro, você ajuda o Blog a realizar esse trabalho que tanto gostamos!

=> Passagem aérea é sempre um desafio pois os preços oscilam muito rápido e as vezes temos problemas para entender o site das companhias aéreas por estarem em outro idioma. Gostamos muito do Viajanet e fechamos uma parceria com eles. Além de pesquisar as melhores tarifas do mercado, comprando pelo site do Viajanet você tem toda a assistência que precisar de forma rápida e em português!

=> A EasySim4U é nosso parceiro testado e aprovado de chips no exterior. Atendimento de confiança e em português. Nada melhor que chegar no destino já com o seu chip em mãos e funcionando, né!? Clique aqui e veja o plano que melhor se adequa a sua necessidade e já efetue a compra online mesmo.

Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo que o BSV tem para mostrar para você!

Facebook

Instagram

Gostou desse artigo? Compartilha! Comenta!


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.