Havana: Onde comer e dormir

0
555
Restaurante 1830

Colaboração de Erika Casal e Renata Paladino

Por que conhecer Havana? Essa vontade louca me deu quando ouvi sobre o fim do “Embargo Econômico”. Juro que quis arrumar as malas correndo e ir pra Cuba o mais rápido possível, antes que o McDonald’s e o Burguer King chegassem lá. (rsrsrsrs)

Havana realmente me lembra muito à Lapa (para quem mora ou conhece o Rio de Janeiro vai entender perfeitamente) com seus prédios antigos (sobrados) e vários bares, restaurantes e lojas espalhados por lá. A cidade de Havana se divide em Havana Velha e a parte nova da cidade. Em Havana Velha é turismo o tempo todo, com vários locais interessantes para se conhecer. A parte nova já é o lado mais rotineiro do cubano.

Fonte: Google Maps
Fonte: Google Maps

O bairro Vedado é mais residencial, porém com vida noturna e atrações turísticas próximas uma das outras. Já Miramar, é um bairro de classe alta, com casas e prédios mais novos além das embaixadas. É nítida a diferença quando se chega na região.

ONDE DORMIR

Ao sair do Brasil, só tínhamos fechado o hotel da primeira noite. Como uma das minhas amigas bateu o pé que queria ficar em casa de família, na hora pensei: Fud…. (brincadeirinha) resolvemos deixar pra checar a hospedagem lá na hora! Foi tão divertido! A nossa guia (muito gente boa por sinal), nos deu o contato do primo dela que aluga quartos na casa dele. Só ficamos sabendo que eram parentes vários dias depois de hospedadas lá, mas isso é um detalhe!

  • Las Terrazas Hotel – Passamos apenas a primeira noite lá e fizemos a reserva daqui do Brasil. Fica na região das Playas del Este, próxima a Havana (saindo do aeroporto internacional de Havana, virar sentido contrário do centro de Havana). Ficamos em um apartamento com dois quartos, varanda, cozinha, sala e banheiro. Apesar dessa aparente estrutura, o hotel estava em obras e a acomodação bem simples. Mas valeu o custo benefício por ser a pouquíssimos metros da praia. Ótima opção para que não vai visitar a ilha de Cayo Largo ou Varadero.
  • Casa de família – super indicamos a casa do Jorge e Sandy, os primos da nossa guia que falamos acima. Além de muito simpáticos e hospitaleiros, ele nos fizeram sentir em casa e nos deram boas dicas de como aproveitar melhor nossa estadia no país. A casa dele fica em ótima localização. O café da manhã é pago a parte e ele cobra 5 CUCs por dia. Vale super a pena pois é variado e bem servido! Um item importante para ressaltar é que para o cubano alugar um quarto na própria casa, ele precisa de autorização do governo. Para entrar em contato com o Jorge, basta enviar um email para eles e perguntar sobre disponibilidade de quarto para a data que desejas. Detalhe: a casa deles fica a três quarteirões do Hotel Presidente.
Endereço da casa de família em Vedado
Endereço da casa de família em Vedado
Nós + Sandy + Jorge + Dirce +  Perrito
Nós + Sandy + Jorge + Dirce + Perrito
Café da manhã em casa de família em Havana
Café da manhã em casa de família em Havana

ONDE COMER

Assim como tudo em Cuba, os restaurantes também pertencem ao governo local. No entanto, Em Havana, procure pelos “paladares” para comer. Esses paladares são restaurantes não governamentais e com isso é necessário pagar gorjeta (10%).  Antigamente os paladares eram sinônimos de comida boa e barata na casa dos cubanos.  Hoje são considerados restaurantes gourmet.

Sorveteria Coppelia:

Saindo da “nossa casa” fomos andando para a sorveteria Coppelia. (inserir foto) Várias pessoas nos disseram que era um ótimo lugar para conhecer e eu estava esperando O Sorvete! Mas na verdade é bem simples! Quando chegamos vimos filas para vários lados do quarteirão e já estava quase desistindo. A diferença é que existem dois tipos de serviços lá: para quem vai pagar em CUC’s é direcionado por um segurança para uma escada e lá tem uma pequena sorveteria com mesinhas, ar condicionado e algumas opções de sabores. Uma bola de sorvete lá é 1CUC com uma casquinha bem sem graça. Os cubanos que pagam em CUP (moeda nacional) é quem tem que esperar nessa fila enorme. Confesso que trocar o dinheiro por CUP foi a melhor coisa que fizemos na segunda visita à sorveteria. Com 20CUP’s compramos tudo isso aí! (inserir foto) Cada potinho desses sai por 5CUP’s. Mas não podíamos escolher os sabores do sorvete, é que o está disponível.

Sorveteria Coppelia
Sorveteria Coppelia
Sorveteria Coppelia
Sorveteria Coppelia
Sorveteria Coppelia
Sorveteria Coppelia

Edifício Focsa:

Construído em 1956, o prédio é bem alto e tem, no último andar, um bar/restaurante panorâmico. Não é cobrado para subir e de lá tem uma vista linda de Havana. Quando fomos lá, imaginamos que pagaríamos caro qualquer coisa que pedíssemos, mas até que é bem razoável. Nada que não se pague em outro restaurante por lá.

Edifício Focsa
Edifício Focsa
Edifício Focsa
Edifício Focsa
Edifício Focsa - Vista
Edifício Focsa – Vista

 Razones:

Esse restaurante fica em Vedado e é super gostoso, tem um ambiente agradável e a comida é maravilhosa. O melhor de tudo, não é caro! Diferente dos restaurantes que se encontram no centro de Havana, ele fica em uma rua residencial e está sempre cheio, pois várias pessoas vão pra lá comemorar aniversários e outras datas, com direito a “parabéns” cantado por todos no restaurante (bem nossa praia), então chegue cedo para não ficar muito tempo esperando na fila.

Endereço: Calle F, Esquina a 5ta, Vedado. La Habana (Cuba)

Restaurante Razones
Restaurante Razones

Restaurante 1830:

Está localizado na ponta esquerda do Malecón, tem uma arquitetura linda e comida maravilhosa, mas atenção, é CARO. Diferente dos demais restaurantes em Cuba esse tem um serviço realmente “fino”. Durante o almoço terá um pianista tocando e a noite dá lugar para uma balada. Como o local é grande e tem mesas do lado de fora também, é possível curtir a balada junto à baía de Havana.

Restaurante 1830
Restaurante 1830

La Bodeguita Del Medio:

Na verdade é um lugar para beber! o forte lá é o “Mojito”. Claro que tem aqueles aperitivos que adoramos nos “botecos” do Brasil e tem alguns pratos também, mas as pessoas vão pra lá experimentar o Mojito que encantou “Ernest Hemingway”.

La Bodeguita Del Medio - Havana
La Bodeguita Del Medio – Havana
La Bodeguita Del Medio - Havana
La Bodeguita Del Medio – Havana

Gostaram das informações? Foi a algum outro lugar que não comentamos aqui? Conte pra gente! Até a próxima.


Fechando sua viagem através dos links dos parceiros disponibilizados no nosso site, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog. Todos os nossos afiliados foram testados antes de recomendarmos e usamos o serviço deles sempre em nossas viagens. 😉

HospedagemNosso parceiro Booking.com possui hospedagem em todo o mundo e ainda é possível comparar os preços e localização. Sempre leve em consideração, também, a avaliação feita por alguns hospedes. Afinal, é sempre bom ouvir a opinião de pessoas que já tiveram a experiência, né?! O Booking também possui opção de cancelamento gratuito e de pagamento direto no check-in.

carroMuitas vezes, alugar um carro é uma necessidade, né?! Mas antes de qualquer coisa, é muito importante comparar os preços das locadoras. Nosso parceiro RentCars faz isso por nós. De forma rápida e segura, eles comparam todos os preços e ainda cobram em Reais, sem cobrança de IOF! Se precisar, pode pagar dividir o pagamento no cartão de crédito ou conseguir um desconto para pagamentos à vista, através do boleto bancário. Clique aqui e compare os preços.

seguro viagemFundamental em qualquer viagem, seja nacional ou internacional, o seguro viagem é indispensável para garantir a tranquilidade durante a viagem. Para conseguir a melhor tarifa entre as seguradoras do mercado, nossa parceira Real Seguro Viagem, faz essa comparação online e consegue as melhores tarifas. Também aceita pagamento parcelado no cartão de crédito ou consegue desconto para pagamento ã vista, no boleto bancário. Escolha o plano que melhor se encaixa nas suas necessidades e garanta uma viagem tranquila.

AviaoPassagem aérea é sempre um desafio pois os preços oscilam muito rápido e as vezes temos problemas para entender o site das companhias aéreas por estarem em outro idioma. Gostamos muito do Viajanet e fechamos uma parceria com eles. Além de pesquisar as melhores tarifas do mercado, comprando pelo site do Viajanet você tem toda a assistência que precisar de forma rápida e em português!

SimCardA EasySim4U é nosso parceiro testado e aprovado de chips no exterior. Atendimento de confiança e em português. Nada melhor que chegar no destino já com o seu chip em mãos e funcionando, né!? Clique aqui e veja o plano que melhor se adequa a sua necessidade e já efetue a compra online mesmo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.