Paraty – dicas e roteiro de um final de semana

Paraty – dicas e roteiro de um final de semana

Paraty fica bem no meio do Rio de Janeiro e de São Paulo. São, em média, 250km de distância – cerca de 3h30/ 4h de viagem.

Praia do Lula - Paraty
Um dos cantinhos mais lindos da Praia do Lula - Paraty

Chegando o verão, fizemos questão de voltar a um dos paraísos do nosso Brasil. Paraty! Se você já foi, coloca suas dicas e comentários no final do post. Se ainda não conhece, tenho certeza que esse post vai te deixar com uma vontade louca de se tele transportar para esse lugar!

Paraty é um patrimônio histórico do Brasil. Um dos mais procurados pelos turistas! Passamos um final de semana lá. Achamos tempo suficiente para curtir algumas praias, passeios e o tão famoso centro histórico que nos leva a viajar no nosso passado colonial.

Antes de mais nada, gostaria de dizer que fechamos nosso passeio com a Paraty Tours. Eles foram super atenciosos e nos ajudaram a escolher o passeio que mais iria nos agradar. A loja deles fica bem no centro, em frente à entrada principal para o centro histórico.

Site: Paratytours.com.br

Emails: paratytours@paratytours.com.br; paraty.tours@terra.com.br

Tels: (24) 3371-1327/ 3371-2651/ 3371-6112

Endereço: Av Roberto da Silveira, 11, Centro, Paraty – CEP: 23970-000

Ficamos hospedadas na Pousada Antares de Paraty. Uma pousada simples mas MUITO confortável. Os funcionários super atenciosos fizeram com que nossa estada fosse mais agradável. Nos sentimos em casa. O quarto era amplo, bem limpo. O café da manhã super simples mas uma delícia! Se você procura um lugar para se hospedar em Paraty, clique aqui!

Pousada Antares e seu quarto espaçoso!
Pousada Antares e seu quarto espaçoso!
Pousada Antares - em Paraty
Pousada Antares – em Paraty

Endereço: R. Geraldo Antunes Vasconcelos, 251 – Portão de Ferro 2, Paraty – RJ, 23970-000

Telefone: (24) 3371-0114

Mas chega de lero lero e vamos ao que interessa. Nosso roteiro!!! :)

1º dia – sexta-feira

Chegamos em Paraty no final do dia. Fomos para a nossa Pousada, deixamos as coisas e fomos logo jantar e conhecer o centro histórico. Dica de restaurante? Recomendamos o Bendita`s Restaurante. Preço justo para o que eles oferecem. Lugar lindo, atendimento impecável e comida deliciosa. Não é um dos mais baratos, mas com certeza um dos mais gostosos!

Bendita`s restaurante
Bendita`s restaurante
Bendita`s restaurante e seu aconchegante ambiente
Bendita`s restaurante e seu aconchegante ambiente

2º dia – sábado

Tiramos o dia para perambular pela cidade. Conversando com moradores do local, eles sugeriram que fossemos até o Forte Defensor Perpétuo. Chega-se até ele por uma rápida trilha a pé pela mata e chegando lá em cima é possível ter uma lista vista de Paraty e sua baía. Além de uma vista incrível, o forte tem um museu com exposições. Vale a pena a visita!

Um pouco de história: Construído em 1793 para proteger o escoamento do ouro da Estrada Real e a produção de açúcar da região, o forte ficou em ruínas até a crise econômica da região de 1822. Passou por diversas obras de restauração ao longo dos anos e, somente na década de 70, o monumento foi aberto à visitação.

Localização: Morro da Vila Velha, s/nº, Pontal, Paraty-RJ

Visitação: De terça a domingo, de 9h às 12h e 13h às 17h.

Entrada da trilha para o Forte Defensor do Perpétuo
Entrada da trilha para o Forte Defensor do Perpétuo
Curtindo a vista do Forte Defensor do Perpétuo
Curtindo a vista do Forte Defensor do Perpétuo
Museu do Forte Defensor do Perpétuo
Museu do Forte Defensor do Perpétuo
Forte Defensor Perpetuo e seus históricos canhões
Forte Defensor Perpetuo e seus históricos canhões
Forte Defensor Perpetuo e seus históricos canhões
Forte Defensor Perpetuo e seus históricos canhões

Depois de passear e conhecer um pouco da história local, começamos a perambular pela parte histórica de Paraty. As famosas ruas de pedras, seus inúmeros restaurantes e igrejas, e o cais, de onde saem os passeios de barco da região. Andar pelas ruas e reparar na arquitetura local e imaginar como era na época da escravidão, é um convite a reviver a história do nosso país!. Aproveite!!

Paraty e seus reflexos.
Paraty e seus reflexos.
As charmosas ruas do centro histórico de Paraty
As charmosas ruas do centro histórico de Paraty

Parte histórica de Paraty (2)

 

Parte histórica de Paraty (1)

3º dia – domingo

O sol apareceu com força!!! Ainda bem porque deixamos por último o passeio de barco para conhecer as belas praias da região. E que belas… verdadeiro paraíso! Fizemos nosso passeio com a Paraty Tours, como disse no início do post.

Chegamos no cais uma hora antes de sair o passeio. A escuna, com capacidade para um pouco mais de 100 pessoas é suuuuuper confortável! No segundo andar tem umas espreguiçadeiras maravilhosas que me permitiram tomar sol durante todo o tempo (coisa que amo fazer!!). O bar do barco também é super completo com petiscos, almoço, bebidas e tudo que precisamos para passar o dia todo navegando pelas águas cristalinas na baía de Paraty. Então, chegue antes mesmo para garantir seu lugar preferido dentro da embarcação! ;)

Porto de onde saem os passeios
Porto de onde saem os passeios
Embarcação que nos levou ao passeio maravilhoso do dia - Netuno II
Embarcação que nos levou ao passeio maravilhoso do dia – Netuno II

Nossa primeira parada foi na Praia Vermelha. Para mim, uma das mais bonitas da região. Gente… olha a transparência desse mar!!! O marinheiro pegou o bote do barco e levou todos que queriam passear pelas areias da praia. Quem não quis, ficou se deliciando dentro do barco ou mergulhando e vendo a vida marinha da praia.

Mais um ângulo da Praia Vermelha, Paraty - vista pelo barco
Mais um ângulo da Praia Vermelha, Paraty – vista pelo barco
Praia Vermelha em Paraty
Modelando na Praia Vermelha
Praia Vermelha, Paraty, por outro ângulo
Praia Vermelha, Paraty, por outro ângulo
Um paraíso de águas cristalinas
Praia Vermelha, em Paraty

Ficamos uns 20 minutos nessa praia e já partimos para outro ponto do passeio: a Ilha Comprida. Nessa parte do passeio não foi permitido desembarcar na ilha pois lá havia uma propriedade particular e não tinha faixa de areia. Mas aquele marzão todo nos convidou para mais um belo mergulho!

Ilha Comprida - Paraty
Ilha Comprida – Paraty
Ilha Comprida - Paraty
Ilha Comprida – Paraty
Ilha Comprida - Paraty
Ilha Comprida – Paraty

Depois de uns minutos na Ilha Comprida, seguimos para nosso terceiro ponto de parada. Lagoa Azul!!! Genteeeee, e que azul! Nesse momento nos dividimos entre aproveitar a natureza e almoçar rs

Lagoa Azul - Paraty
Lagoa Azul – Paraty
Que azul é esse!? Lagoa Azul - Paraty
Que azul é esse!? Lagoa Azul – Paraty
Lagoa Azul - Paraty
Mais desse azul e a Camilla aproveitando as águas quentinhas!
Refeição que comprei no passeio - serviço da embarcação
Refeição que comprei no passeio – serviço oferecido pela embarcação

Nossa última parada foi na Praia do Lula. Fechamos com chave de ouro pois a praia é maravilhosa!!! Cada cantinho lindo para tirar fotos incríveis, um mar que não te deixa sair dele de tão cristalino e uma bela faixa de areia para aqueles que gostam de aproveitar em terra firme.

Praia do Lula - Paraty
Ó nós aqui!!! Praia do Lula – Paraty
Praia do Lula - Paraty
Nossa embarcação na Praia do Lula – Paraty
Praia do Lula - Paraty
Mais uma estilo modelo na Praia do Lula – Paraty
Praia do Lula - Paraty
Praia do Lula – Paraty
Praia do Lula - Paraty
Que nem criança nas águas quentinhas da Praia do Lula
No paraíso - Praia do Lula
No paraíso – Praia do Lula
Praia do Lula - Paraty
Praia do Lula – Paraty. O fotógrafo do passeio tirou essa foto sem eu ver!

Fechamos ou não nosso passeio com chave de ouro? Depois desse dia maravilhoso, pegamos estrada de volta ao Rio de Janeiro e com as energias renovadas para começar mais uma semana de trabalho. A seguir algumas fotos minhas que o fotografo do passeio tirou e eu amei! Espero que inspirem vocês!!!

 

Fechando sua viagem através dos links dos parceiros disponibilizados no nosso site, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog. Todos os nossos afiliados foram testados antes de recomendarmos e usamos o serviço deles sempre em nossas viagens. ;)

HospedagemNosso parceiro Booking.com possui hospedagem em todo o mundo e ainda é possível comparar os preços e localização. Sempre leve em consideração, também, a avaliação feita por alguns hospedes. Afinal, é sempre bom ouvir a opinião de pessoas que já tiveram a experiência, né?! O Booking também possui opção de cancelamento gratuito e de pagamento direto no check-in.

carroMuitas vezes, alugar um carro é uma necessidade, né?! Mas antes de qualquer coisa, é muito importante comparar os preços das locadoras. Nosso parceiro RentCars faz isso por nós. De forma rápida e segura, eles comparam todos os preços e ainda cobram em Reais, sem cobrança de IOF! Se precisar, pode pagar dividir o pagamento no cartão de crédito ou conseguir um desconto para pagamentos à vista, através do boleto bancário. Clique aqui e compare os preços.

seguro viagemFundamental em qualquer viagem, seja nacional ou internacional, o seguro viagem é indispensável para garantir a tranquilidade durante a viagem. Para conseguir a melhor tarifa entre as seguradoras do mercado, nossa parceira Real Seguro Viagem, faz essa comparação online e consegue as melhores tarifas. Também aceita pagamento parcelado no cartão de crédito ou consegue desconto para pagamento ã vista, no boleto bancário. Escolha o plano que melhor se encaixa nas suas necessidades e garanta uma viagem tranquila.

AviaoPassagem aérea é sempre um desafio pois os preços oscilam muito rápido e as vezes temos problemas para entender o site das companhias aéreas por estarem em outro idioma. Gostamos muito do Viajanet e fechamos uma parceria com eles. Além de pesquisar as melhores tarifas do mercado, comprando pelo site do Viajanet você tem toda a assistência que precisar de forma rápida e em português!

SimCardEasySim4U é nosso parceiro testado e aprovado de chips no exterior. Atendimento de confiança e em português. Nada melhor que chegar no destino já com o seu chip em mãos e funcionando, né!? Clique aqui e veja o plano que melhor se adequa a sua necessidade e já efetue a compra online mesmo.

Related Posts

Comments

comments

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply