Santiago do Chile: cidade linda, limpa e desenvolvida.

Santiago do Chile: cidade linda, limpa e desenvolvida.

Cade os cavalinhos? rsrs

Santiago do Chile é um dos destinos mais procurados por brasileiros no inverno. A cidade tem programação para todos os tipos de gosto. E o melhor: tudo perto! Passamos uma semana conhecendo um pouco da cidade e do estilo de vida do chileno. Mas antes, quero citar algumas coisas que aprendi sobre a cidade:

  • O Chile é o país mais comprido do mundo e possui as 4 estações do ano bem definidas.
  • Santiago do Chile possui 6 milhões de habitantes.
  • Devido a sua colonização, possui influencia de diversos países da Europa, principalmente Espanha. Isso é claramente percebido ao andar pelas ruas e bairros.
  • A cidade possui uma rica vida cultural.
  • Não é um pais com grande usuários de drogas. O maior vício do chileno é beber.
  • Um único rio cruza toda a cidade de Santiago: o Rio Mapocho.
  • Santiago fica em um vale, formado pela Cordilheira dos Andes e Cordilheira da Costa.
Rio Mapocho corta toda a cidade
Rio Mapocho corta toda a cidade
  • Algumas áreas, monumento e pontos turísticos de Santiago estão em reforma devido aos danos causados pelo terremoto de 2010.
  • Santiago possui 52 bairros com 52 prefeituras. Possui o melhor clima para morar no país já que no Sul (Patagônia Chilena) é muito frio e no norte está localizado o deserto mais seco do mundo: o Deserto do Atacama.
  • Hoje em dia é o quarto maior produtor de vinho!

Bem, depois de saber um pouco mais sobre a cidade, vamos ao que nos interessa! O que fazer em Santiago do Chile?

1)      Clube Hípico (ou Clube Social): fica em uma das partes mais antigas da cidade e é o mais antigo de toda a América! De colonização britânica, para ser membro tem que ter o sobrenome Inglês. Vale a visita rápida para umas fotos!

Cade os cavalinhos? rsrs
Cade os cavalinhos? rsrs

2)      Palacio de La Moneda: Também conhecido como palácio do governo, é uma das 4 casas coloniais da cidade. Fica na Praça da Constituição e é onde acontece a troca da guarda as 10h da manhã. Mas atenção: isso não ocorre todos os dias. Fundamental se informar de quando vai acontecer para não perder tempo.

Palacio de La Moneda e a grande bandeira do Chile
Palacio de La Moneda e a grande bandeira do Chile

3)      Plaza das Armas: Nessa praça fica a Catedral Católica e os outros prédios coloniais da cidade. Muitos também se encontram em obras de revitalização devido o terremoto de 2010. Nessa praça tem o Paseo Ahumada: uma das principais ruas de comércio popular do centro da cidade. Lá é possível encontrar as grandes redes de lojas do local. Além disso, vale a pena dar atenção para os cafés com pernas: são cafeterias onde as garçonetes ficam atrás do balcão com vestido curto. Ao olhar para o balcão, só se vê as pernas nuas, pois o balcão fica exatamente na altura do quadril das meninas. Interessante.

Prédios coloniais na Plaza das Armas
Prédios coloniais na Plaza das Armas

4)      Igreja Santo Domingo: seguindo o Paseo Ahumada, mais a frente tem a Igreja Santo Domingo. Ela foi toda construída com pedras e areias extraídos do Cerro San Cristóban, clara de ovo e Cal. Essa mistura garante força para que as estruturas suportem os terremotos.

Construída de pedras e areiras, clara de ovo e Cal.
Construída de pedras e areiras, clara de ovo e Cal.

5)       Mercado Central: próximo a Igreja Santo Domingo, esse mercado é super tradicional na cidade.  Construído em 1872, é possível comprar peixe, verduras, frutas… Ainda existem alguns poucos quiosques de artesanato para souvenir, restaurantes e lojas de turismo. Os preços não são os mais baratos.

Fachada do Mercado Central
Fachada do Mercado Central
Interior com restaurantes, loja de souvinier e o famoso mercadão de peixe
Interior com restaurantes, loja de souvinier e o famoso mercadão de peixe

6) Parque Arauco: esse lugar é lindo! Um parque com toda a infra-estrutura para toda a família curtir um belo dia de sol! Alem de agradável, também possui um espaço para eventos de vários tipos. Passei uma tarde nesse lugar, brincando que nem criança, observando os grupos de amigos brincando, casais namorando na sombra de uma árvore, adultos colocando a leitura em dia aproveitando a brisa em um dos bancos do local… crianças e mais crianças correndo de um lado para o outro. Com certeza é um local que vale a pena ir, tirar fotos e descansar no melhor estilo chileno de ser.

Dentro do Parque!
Dentro do Parque!
Paisagem que relaxa e acalma
Paisagem que relaxa e acalma
Modelando no Parque Arauco rs
Modelando no Parque Arauco rs

7)      Morro São Cristóvão (Cerro San Cristoban) e Parque Metropolitano: lugar imperdível e um dos melhores para se ter uma vista de cima de toda a cidade. No horizonte, a Cordilheira dos Andes e embaixo, os prédios, praças, jardins e toda a beleza de Santiago.

Vista do alto do morro! Detalhe para a Cordilheiras dos Andes no fundo..
Vista do alto do morro! Detalhe para a Cordilheiras dos Andes no fundo..

No Parque Metropolitano estão localizados o Zoológico (embaixo), os Jardins Botânico e Japonês e a imagem da Nossa Senhora Maria Imaculada. Podemos comparar com o Cristo, no Rio de Janeiro.  O local é muito usado para joggings, passeios de bicicleta e atividades livres de esporte e lazer do chileno.

Lá em cima, a imagem da santa Maria Imaculada da Conceição
Lá em cima, a imagem da santa Maria Imaculada da Conceição

É um lugar muito agradável, calmo e limpo, como toda a cidade. Isso porque para entrar qualquer veiculo, é cobrado uma entrada. ATENÇÃO: apenas paga-se para entrar com o veículo!!! Pessoas não pagam!

Todo esse passeio pode ser feito através de um city tour em um único dia. Mas não se preocupe que a cidade tem MUITO a oferecer para quem quer curtir ao máximo todos os dias da viagem.

Um dos bairros que mais gostei foi BellaVista. É tido como o bairro bohemio e cultural de Santiago. Restaurantes deliciosos, para todos os gostos e bolsos, galerias de arte, teatro, street art… tudo você encontra lá!

Um dos locais mais famosos é o Patio BellaVista: um complexo com bares, restaurante e lojinhas de artesanatos. Tudo lindo e delicioso. A noite tem música ao vivo! Esse é o melhor lugar para comprar souvenir: são os mais bonitos e com preços melhores.

Patio Bella Vista com alguns restaurantes, lojas de souviniers. A noite o lugar fica lotado de gente!
Patio Bella Vista com alguns restaurantes, lojas de souviniers. A noite o lugar fica lotado de gente!

Perto do Patio BellaVista fica o Museu Nacional de Belas Artes. Estava fechado quando eu fui (fecha todas as segundas!) e não pude entrar, mas o local é lindo e o parque na frente delicioso de passar o tempo apreciando a paisagem.

Como tínhamos uma tarde sem programação, resolvemos fazer um passeio até Valle Nevado e brincar na neve. Não teríamos tempo para fazer esportes de inverno. Mas isso vou falar em outro post! Aguardem!!!!  :-D

 


Fechando sua viagem através dos links dos parceiros disponibilizados no nosso site, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog. Todos os nossos afiliados foram testados antes de recomendarmos e usamos o serviço deles sempre em nossas viagens. ;)

HospedagemNosso parceiro Booking.com possui hospedagem em todo o mundo e ainda é possível comparar os preços e localização. Sempre leve em consideração, também, a avaliação feita por alguns hospedes. Afinal, é sempre bom ouvir a opinião de pessoas que já tiveram a experiência, né?! O Booking também possui opção de cancelamento gratuito e de pagamento direto no check-in.

carroMuitas vezes, alugar um carro é uma necessidade, né?! Mas antes de qualquer coisa, é muito importante comparar os preços das locadoras. Nosso parceiro RentCars faz isso por nós. De forma rápida e segura, eles comparam todos os preços e ainda cobram em Reais, sem cobrança de IOF! Se precisar, pode pagar dividir o pagamento no cartão de crédito ou conseguir um desconto para pagamentos à vista, através do boleto bancário. Clique aqui e compare os preços.

seguro viagemFundamental em qualquer viagem, seja nacional ou internacional, o seguro viagem é indispensável para garantir a tranquilidade durante a viagem. Para conseguir a melhor tarifa entre as seguradoras do mercado, nossa parceira Real Seguro Viagem, faz essa comparação online e consegue as melhores tarifas. Também aceita pagamento parcelado no cartão de crédito ou consegue desconto para pagamento ã vista, no boleto bancário. Escolha o plano que melhor se encaixa nas suas necessidades e garanta uma viagem tranquila.

AviaoPassagem aérea é sempre um desafio pois os preços oscilam muito rápido e as vezes temos problemas para entender o site das companhias aéreas por estarem em outro idioma. Gostamos muito do Viajanet e fechamos uma parceria com eles. Além de pesquisar as melhores tarifas do mercado, comprando pelo site do Viajanet você tem toda a assistência que precisar de forma rápida e em português!

SimCardA EasySim4U é nosso parceiro testado e aprovado de chips no exterior. Atendimento de confiança e em português. Nada melhor que chegar no destino já com o seu chip em mãos e funcionando, né!? Clique aqui e veja o plano que melhor se adequa a sua necessidade e já efetue a compra online mesmo.

Related Posts

Comments

comments

NO COMMENTS

Leave a Reply