Capítulo 2: Cansei! Vou pegar minhas coisas e morar no Canadá!

6
3045

IMG-20141023-WA0008

Parece simples mas não é. Nem um pouco! E olha que não estou nem falando em mudar a vida ou em deixar tudo para trás. Falo dos processos de imigração canadenses. Não sou nenhuma expert mas quando decidimos mudar de país, li muito. Hoje quando me pedem ajuda, recomendo os seguintes sites:

http://www.immi-canada.com/
Immi-Canada é uma agência de imigração com sede em Vancouver. A Celina Hui é uma brasileira que sabe tudo sobre processos imigratórios e tem permissão do governo canadense para esse tipo de consultoria. Optei por fazer todo o processo com eles e não me arrependo. A assistência é completa!

http://www.canadadiario.com/?m=1 ou direto no YouTube http://m.youtube.com/user/kozmatv
O Canadá Diário é um Vlog feito por uma família brasileira que hoje já é canadense também. A Fabiana e o Dimitri saíram de São Paulo para o Canadá sozinhos e hoje já tem o Eric e a Lorena. Os vídeos são super divertidos e informativos. Muito bons pra conhecer de tudo sobre o Canadá!

http://www.canadaparabrasileiros.com/
O Canadá para Brasileiros é um portal muito famoso sobre imigração. O que mais gosto são os podcasts. Os irmãos Caio e Guilherme conversam, contam experiências e ensinam muito sobre o país e imigração.

No nosso caso especificamente, sabíamos apenas que queríamos nos mudar. Mas não tínhamos ideia de onde começar. Uma amiga que mora em Vancouver me recomendou uma consulta com a Celina Hui, da Immi-Canada. Ela traçou nosso perfil e viu que a melhor forma seria através de uma faculdade (college, como é chamado no Canadá). Feito isso, ela nos direcionou para a 3RA (http://www.3raintercambio.com/), empresa que cuidou de todo o meu intercâmbio.

Para ser aceito na faculdade não basta a matrícula. É necessário fazer uma prova de proficiência no idioma, no meu caso, inglês. Cada College aceita diferentes certificados. Eu fiz o IELTS. Essa prova é um capítulo à parte. Exige bastante dedicação.

Feita a prova e a média atingida, iniciamos a parte burocrática: juntar documentos para mandar para o consulado. Não adianta: se não estiver tudo bem certinho e consistente, com prova de fundos para se manter no país de imigração, vínculos com o Brasil etc, eles negam mesmo.

Nosso processo demorou mais de 3 meses. Alguns são bem mais rápidos mas, felizmente, tudo acabou dando certo. Meu visto é de estudo (e recebo o de trabalho quando me formar), Roberto tem o de trabalho, Rafael tem o de estudo e Carol, como não tem 5 anos ainda e não vai para a escola, recebeu o de visitante.

Como já falei, existem várias formas de imigração para o Canadá. Esse link mostra um pouco disso:
http://www.canadaparabrasileiros.com/blog/2013/05/canada-oferece-mais-de-50-opcoes-de-imigracao/

Não sei como vai ser daqui a um tempo. Nossa meta inicial é o College. Depois disso a gente pensa. Temos que considerar adaptação da gente e especialmente das crianças. Vamos assim, um passo de cada vez.

No próximo post vamos falar dos preparativos para a mudança!

Beijos e até lá!
Cassie Sicuro

canada.br@blogsoviagem.com.br


6 COMENTÁRIOS

    • Oi Nelson,
      Super recomendo o serviço da Immi Canada!
      O trabalho deles é cuidar de toda a parte burocrática relacionada a vistos e imigração.
      Junto com a Immi Canada, contratei a 3RA que cuidou da parte do intercâmbio.
      No caso do pagamento, nos dois casos o primeiro passo é uma consulta online para análise do perfil. Voce faz um deposito e marca a data.
      Depois disso, vai depender do processo que vai seguir. Isso varia muito caso a caso.
      Espero ter ajudado!
      Beijos
      Cassandra

  1. Ola Cassandra td bem gostaria de saber de vc qual é o grau de dificuldade da prova de proficiência, vc fez algum preparatório para ela?Ou foi com a cara e a coragem?
    Att.
    Fabricio Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.