Capítulo 21: “Parem de falar em inglês!!”

2
95
Rafael e Carol, nossos bilíngues lindos!

Vamos rebobinar a fita (entreguei a idade) para 2013, quando decidimos vir para o Canadá. Naquela época eu entrava em pânico de pensar que meus filhos, então com 7 e 2 anos, iriam para um país novo sem falar nada do idioma local. Carol ainda era muito pequena e não entraria direto para a escola mas o Rafael sim. A ideia “genial” foi colocá-lo correndo num curso de inglês para aprender o máximo possível.

O problema foi que isso soou como uma cobrança e se transformou num peso enorme para ele. Não deu certo e quando vi que estava piorando tudo, tiramos ele da aula e deixamos pra ver o que aconteceria.

Setembro de 2014, pouco mais de 20 dias no Canadá, Rafael começou as aulas na escola. Nessa época nossa técnica foi colocar desenhos e filmes em inglês no Netflix e falar com eles em inglês, pelo menos frases básicas.
Isso ajudou bastante, treinou o ouvido e deu aquela ambientada neles. Aos poucos já estavam começando a reconhecer palavras e sons.
O desenvolvimento do Rafa foi incrível. Em 6 meses ele já se virava sozinho (depois de ter feito muita mímica nos primeiros meses) e em um ano ele já estava dominando o idioma.

Por volta de setembro de 2015 foi a hora da Carol entrar no daycare. Nessa época ela tinha um inglês bem fraco, entendia mais do que falava. Brincar com as crianças do condomínio foi o primeiro passo para o aprendizado de verdade porém, a experiência de entrar num daycare 4 vezes por semana full time foi um divisor de águas. Em 6 meses ela estava falando tudo!

Lindo né? Maravilhoso! Era tudo que a gente queria!
Nada dá mais orgulho do que ouvir meus filhos falando em inglês, ensinando e consertando a nossa pronúncia.

Pronto, acabaram os medos e os problemas…
MENTIRA!!! Essa é a parte que provavelmente ninguém te contou: eles apenas começaram e só percebi agora…

Janeiro de 2017. Rafael com quase 11 anos e Carol com quase 6. Faz mais ou menos 1 ano que posso dizer que tenho dois filhos fluentes em inglês e desde então isso tem se tornado, cada dia mais, um problema. A frase que eu mais repito em casa é a de abertura desse post: “PAREM DE FALAR EM INGLÊS!!”. Aconteceu o que eu não imaginava, ou nunca havia pensado a respeito… o inglês virou a primeira língua deles, a língua que eles convivem a maior parte do dia, a língua em que pensam e por conta disso a que têm facilidade maior em se comunicar. Algumas vezes fica claro que pensam em inglês quando falam coisas como:
– “Eu sou 10” (I am ten/Tenho dez anos)
– “Posso ter isso?” (May I have this?/Eu quero isso)
– “Como eles olham?” (How do they look like?/Como eles se parecem?)

Nossa luta diária por aqui passou a ser brigar pelo português. Virou lei em casa e é extremamente proibido falar inglês aqui dentro. E quando acontece eu peço que repitam a frase em português.

Confesso que está sendo muito difícil e estressante mas não vamos desistir. Ler livros, assistir filmes e falar, falar muito em português, vão continuar sendo as nossas “armas” para manter a língua nativa das crianças. Independente de voltar para o Brasil, ficar no Canadá ou ir para qualquer país do mundo, eles são brasileiros e é nosso dever, como pais, manter o idioma nativo.

Sei que muitas famílias com crianças pequenas tem essa preocupação e é por isso quis dividir com vocês essas fases que vivemos. Meu conselho de mãe é: não se preocupem com o inglês. Mesmo!!
SE PREOCUPEM COM O PORTUGUÊS!
Tragam filmes, livros, conversem, falem, leiam mas não desanimem! Tenham paciência e determinação mas não desistam!!

Até a próxima!
Cassandra

canada.br@blogsoviagem.com.br


Fechando sua viagem através dos links dos parceiros disponibilizados no nosso site, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog. Todos os nossos afiliados foram testados antes de recomendarmos e usamos o serviço deles sempre em nossas viagens. 😉

=> Nosso parceiro Booking.com possui hospedagem em todo o mundo e ainda é possível comparar os preços e localização. Sempre leve em consideração, também, a avaliação feita por alguns hospedes. Afinal, é sempre bom ouvir a opinião de pessoas que já tiveram a experiência, né?! O Booking também possui opção de cancelamento gratuito e de pagamento direto no check-in.

=> Muitas vezes, alugar um carro é uma necessidade, né?! Mas antes de qualquer coisa, é muito importante comparar os preços das locadoras. Nosso parceiro RentCars faz isso por nós. De forma rápida e segura, eles comparam todos os preços e ainda cobram em Reais, sem cobrança de IOF! Se precisar, pode pagar dividir o pagamento no cartão de crédito ou conseguir um desconto para pagamentos à vista, através do boleto bancário. Clique aqui e compare os preços.

=> Fundamental em qualquer viagem, seja nacional ou internacional, o seguro viagem é indispensável para garantir a tranquilidade durante a viagem. Para conseguir a melhor tarifa entre as seguradoras do mercado, nossa parceira Seguros Promo, faz essa comparação online e consegue as melhores tarifas. Também aceita pagamento parcelado no cartão de crédito ou consegue desconto para pagamento ã vista, no boleto bancário. Escolha o plano que melhor se encaixa nas suas necessidades e garanta uma viagem tranquila.

=> Dependendo do lugar é sempre melhor contratar um passeio não é? Sempre que fazemos isso, usamos o Get Your Guide pois confiamos e sempre deu certo! Afinal, quando estamos de férias, precisamos que tudo saia como planejamos, né? Vai viajar?? Clique aqui para escolher seus passeios! Usando esse link, você terá todas as infos que precisa e assistência para tirar duvidas ou resolver problemas. Ahhh, e claro, você ajuda o Blog a realizar esse trabalho que tanto gostamos!

=> Passagem aérea é sempre um desafio pois os preços oscilam muito rápido e as vezes temos problemas para entender o site das companhias aéreas por estarem em outro idioma. Gostamos muito do Viajanet e fechamos uma parceria com eles. Além de pesquisar as melhores tarifas do mercado, comprando pelo site do Viajanet você tem toda a assistência que precisar de forma rápida e em português!

=> A EasySim4U é nosso parceiro testado e aprovado de chips no exterior. Atendimento de confiança e em português. Nada melhor que chegar no destino já com o seu chip em mãos e funcionando, né!? Clique aqui e veja o plano que melhor se adequa a sua necessidade e já efetue a compra online mesmo.

Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo que o BSV tem para mostrar para você!

Facebook

Instagram

Gostou desse artigo? Compartilha! Comenta!


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.