Arquipélago das Berlengas – como visitar e o que fazer

Um arquipélago a uma hora de Lisboa

0
386
Placa na entrada da reserva natural Berlengas

Chegamos em Peniche! Nosso foco aqui foi visitar as Ilhas Berlengas, um arquipélago menos de uma hora de catamarã da cidade. Fomos ao porto, onde há diversas empresas que oferecem esse passeio, e agendamos o nosso tour para o dia seguinte.  O arquipélago das Ilhas Berlengas conta com três ilhas, sendo elas, Berlenga, Estelas e Farilhões. A Ilha Berlenga é a maior e mais famosa. Lá é possível encontrar espécies únicas de animais e vegetais, além da natureza maravilhosa que embeleza o lugar.

Atenção: Vale ficar atento pois em alta temporada, principalmente no verão europeu (meio do ano), a procura é grande e é bem provável que não encontre o horário e data que você havia planejado para ir. Então, já sabem: planejamento é tudo! Por ser uma Reserva Natural, estima-se que cerca de 350 pessoas a podem visitar por dia. Não temos certeza mas a informação que temos é que a visitação só é permitida de Maio a Setembro.

Catamarã que nos levou ao Arquipélago das Berlengas
Catamarã que nos levou ao Arquipélago das Berlengas

Pois bem, chegou o dia seguinte e o tempo estava horrível! Demos azar mas mesmo assim valeu a visita pois o lugar é lindo demais! A praia é bem pequena e por isso não é fácil achar um pedacinho de areia para se bronzear. Algumas pessoas ficar no píer, tomando sol e mergulhando de lá mesmo. Água cristalina e os tons de verdes enchem qualquer olhos de alegria. A natureza foi bem generosa nesse pequeno pedaço de terra de Portugal.

Lá possui um camping, para os mais aventureiros (pouca estrutura) e um bar/ restaurante que dá suporte aos visitantes da ilha. Os preços são mais salgados que no continente mas nada absurdo não. Quanto a energia elétrica, um gerador alimenta a ilha em alguns momentos do dia.

O que fazer no arquipélago

Além da praia e banho de mar, a ilha possui trilhas para os amantes de caminhadas. Apesar de longas e de ter muitas subidas, com um mínimo de preparo físico você pode ver Forte São João Batista e a Fortaleza de São João Batista. Uma outra trilha, do outro lado da ilha, te leva ao Farol Duque de Bragança que é iluminado a energia solar).

Paradinha para ver o Farol da Berlenga durante a trilha para o Forte
Paradinha para ver o Farol da Berlenga durante a trilha para o Forte
Durante a trilha, a primeira vista da Fortaleza São João Batista
Durante a trilha, a primeira vista da Fortaleza São João Batista

Falando das trilhas, com cerca de 1 km, a trilha chamada Trilho de Berlenga começa no bairro dos Pescadores (onde chegamos de barco) e acaba no Forte de São João Batista (no caminho, não esquece do Farte que já mencionamos!)

Já na trilha denominada de Ilha Velha, é possível ter noção da quantidade de gaivotas que habitam a região. Cuidado ao se aproximar delas! Aliás isso não é nem um pouco aconselhável. Elas tendem a atacar caso se sintam ameaçadas ou para proteger os filhotes. #ficaadica

Outra opção é fazer passeios de barco ao redor da ilha. Nós não fizemos porque o tempo não nos ajudou mas ter uma visão da ilha e de pontos que não se pode chegar a pé merece um destaque no seu roteiro.

Vejam mais algumas fotos do lugar..

Pequena faixa de areia na praia
Pequena faixa de areia na praia
Vista do alto da praia
Vista do alto da praia
Mesmo com o tempo nublado, o lugar é de tirar o fôlego
Mesmo com o tempo nublado, o lugar é de tirar o fôlego

Bem gente, espero que tenham gostado dessa dica não tão comum da nossa trip por Portugal. No próximo post: Sintra!

Beijão


Fechando sua viagem através dos links dos parceiros disponibilizados no nosso site, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog. Todos os nossos afiliados foram testados antes de recomendarmos e usamos o serviço deles sempre em nossas viagens. 😉

=> Nosso parceiro Booking.com possui hospedagem em todo o mundo e ainda é possível comparar os preços e localização. Sempre leve em consideração, também, a avaliação feita por alguns hospedes. Afinal, é sempre bom ouvir a opinião de pessoas que já tiveram a experiência, né?! O Booking também possui opção de cancelamento gratuito e de pagamento direto no check-in.

=> Muitas vezes, alugar um carro é uma necessidade, né?! Mas antes de qualquer coisa, é muito importante comparar os preços das locadoras. Nosso parceiro RentCars faz isso por nós. De forma rápida e segura, eles comparam todos os preços e ainda cobram em Reais, sem cobrança de IOF! Se precisar, pode pagar dividir o pagamento no cartão de crédito ou conseguir um desconto para pagamentos à vista, através do boleto bancário. Clique aqui e compare os preços.

=> Fundamental em qualquer viagem, seja nacional ou internacional, o seguro viagem é indispensável para garantir a tranquilidade durante a viagem. Para conseguir a melhor tarifa entre as seguradoras do mercado, nossa parceira Seguros Promo, faz essa comparação online e consegue as melhores tarifas. Também aceita pagamento parcelado no cartão de crédito ou consegue desconto para pagamento ã vista, no boleto bancário. Escolha o plano que melhor se encaixa nas suas necessidades e garanta uma viagem tranquila.

=> Dependendo do lugar é sempre melhor contratar um passeio não é? Sempre que fazemos isso, usamos o Get Your Guide pois confiamos e sempre deu certo! Afinal, quando estamos de férias, precisamos que tudo saia como planejamos, né? Vai viajar?? Clique aqui para escolher seus passeios! Usando esse link, você terá todas as infos que precisa e assistência para tirar duvidas ou resolver problemas. Ahhh, e claro, você ajuda o Blog a realizar esse trabalho que tanto gostamos!

=> Passagem aérea é sempre um desafio pois os preços oscilam muito rápido e as vezes temos problemas para entender o site das companhias aéreas por estarem em outro idioma. Gostamos muito do Viajanet e fechamos uma parceria com eles. Além de pesquisar as melhores tarifas do mercado, comprando pelo site do Viajanet você tem toda a assistência que precisar de forma rápida e em português!

=> A EasySim4U é nosso parceiro testado e aprovado de chips no exterior. Atendimento de confiança e em português. Nada melhor que chegar no destino já com o seu chip em mãos e funcionando, né!? Clique aqui e veja o plano que melhor se adequa a sua necessidade e já efetue a compra online mesmo.

Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo que o BSV tem para mostrar para você!

Facebook

Instagram

Gostou desse artigo? Compartilha! Comenta!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.